Instituto Mol elege os melhores produtos sociais à venda no Brasil

Foram analisados 60 produtos comercializados ao longo de 2022. Juntos, eles direcionaram um total de R$ 3 milhões para as causas apoiadas

Instituto Mol elege os melhores produtos sociais à venda no Brasil
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O Polvilho Qualitá feito pela marca exclusiva do Grupo Pão de Açúcar em parceria com a ONG Gerando Falcões foi eleito o melhor produto social vendido no Brasil em 2022. O “Guia Mol de Produtos Sociais” foi elaborado pelo braço social da Editora Mol.

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No total, foram analisados 60 itens que têm parte da renda revertida para causas sociais ou ambientais, os chamados “compre-e-doe”. Juntos, direcionaram um total de R$ 3 milhões para as causas apoiadas.

Entre os produtos avaliados, estiveram artigos de moda – segmento mais representativo, com 34% da amostra – cosméticos, alimentos, bebidas, artigos pets e produtos financeiros. Já as arrecadações foram direcionadas sobretudo para ações do Outubro Rosa, projetos de educação e de preservação ambiental e causa LGBTQIAP+.

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“Mais do que um ranking, queremos criar um guia de boas práticas para produtos sociais que ajude a transformar as compras do dia a dia em impacto social”, diz Vanessa Henriques, gerente-executiva do Instituto Mol e responsável pela pesquisa.

Bebida, roupa e sabonete

O Polvilho Qualitá e Gerando Falcões foi escolhido o melhor entre os produtos comercializados o ano todo. O lucro gerado com a venda do item será revertido para a Falcons University, braço educacional da Gerando Falcões. A meta é atingir ao menos 500 mil reais em doações até o final de 2023 — até fevereiro, foram mais de R$ 250 mil doados. O produto foi destaque pela boa escalabilidade, formato e canais de distribuição. A comunicação visual clara também foi determinante na avaliação.

Na categoria sazonal, que reúne produtos lançados em datas comemorativas, o destaque foi a Absolut Vodka Pride, que destinou parte do valor das vendas feitas através do site Drinks & Clubs para a Casa 1 e outras organizações de apoio à população LGBTQIAP+. O total revertido foi de R$ 103 mil. A comunicação envolvente, que mostrou a importância das casas de acolhida e a forte compatibilidade com a marca, estiveram entre os motivos da escolha.

Visa Causas venceu na categoria transacional, destinada a meio de pagamentos. Todos os pagamentos com cartão Visa geram doação para a organização escolhida pelo consumidor. Ativa desde 2017, a campanha contribui com arrecadações para uma ampla gama de instituições, com grande abrangência de causas. Foi bem avaliada pela facilidade para o consumidor trazer a doação para sua rotina.

A Euzaria, loja online de roupas sediada em Salvador (BA), que fez uma parceria com o Instituto Aliança, liderou a categoria negócio social. A loja destina parte das vendas de suas camisetas para o instituto, que promove a educação de jovens. A escolha deveu-se à preocupação com o impacto social desde a criação da marca e pela proposta clara de doação, que ficou em destaque em toda a comunicação da marca. Cada peça vendida resultava em um dia de aula.

Os sabonetes do Instituto Protea venceram a categoria terceiro setor, que reúne os produtos produzidos e comercializados por ONGs. Todo o valor arrecadado com a venda de sabonetes é utilizado para o custeio de tratamento contra o câncer de mama. Foram vendidas mais de 6 mil unidades, que garantiram a pelo menos 6 mulheres um tratamento completo e custoso que dura, em média, 11 meses. O Instituto também se destacou pela versatilidade em construir parcerias com diversas marcas, expandindo suas fontes de captação de recursos.

Clareza e proposta

Os critérios de seleção foram a clareza do mecanismo e proposta de doação, a apresentação do produto e sua conexão com o propósito da marca, a publicização dos resultados e da prestação de contas e a disposição em atender a dúvidas de consumidores, via contato direto ou por solicitações de imprensa. Cada um desses critérios gerou uma pontuação, de 0 a 10 pontos, que, somada, totalizou a classificação entre 1 e 5 estrelas.

Em uma segunda etapa de avaliação, um corpo de jurados, composto por nomes como Renata Leão, da David São Paulo, e Heloísa Santana, da Associação de Marketing Promocional (Ampro), definiu os vencedores entre os destaques de cada categoria. Eles avaliaram a experiência com o produto, a escalabilidade, integração ao perfil da marca e estratégia de comunicação das campanhas.

Segundo Vanessa Henriques, o levantamento mostrou que calcanhar de Aquiles do produto social é a transparência na comunicação de valores arrecadados e impacto gerado. “Os produtos sociais de grandes marcas aproximam os consumidores de causas apoiadas pelas empresas, ajudando essas companhias a tornar pública a sua agenda ESG. Se, por um lado, as marcas estão mais afiadas na apresentação da proposta de doação, por outro, falta atenção em contar o fim da história que começou lá na compra do produto. É preciso mostrar o resultado daquele engajamento”, diz.

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Divulgação

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