Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Comer fora ficou mais caro: preço das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

Worldpanel aponta que o gasto médio por ocasião chegou a R$ 35,40

  • de Redação
  • 1 semana atrás
Comer fora ficou mais caro: preços das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

O preço do almoço fora de casa aumentou 22,1% no Brasil no primeiro trimestre de 2025, de acordo com o estudo “Consumer Insights 2025″, produzido pela Worldpanel. O levantamento aponta que o gasto médio por ocasião chegou a R$ 35,40. Como consequência, houve uma queda de 2,7% nas ocasiões de consumo fora do lar e um crescimento de 1,5% nas refeições dentro de casa.

Ainda assim, o tradicional PF (prato feito) segue como uma escolha popular fora do lar, motivada principalmente por dois fatores: “matar a fome” e “hábito”. Nesse contexto, o consumo de carne bovina cresceu 19,3 pontos percentuais, refletindo a preferência do brasileiro por refeições mais reforçadas, mesmo diante do aumento de preços.

“O almoço se consolidou como um momento-chave para entender as mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros no início de 2025. O consumidor está redesenhando suas escolhas de consumo ao longo do dia a fim de equilibrar necessidade e orçamento – e isso se reflete diretamente nas decisões sobre onde e como almoçar”, comenta Manoel Paiva, gerente sênior da Worldpanel.

Dentro dos lares

Dentro de casa, a busca é por praticidade. As ocasiões com pratos e lanches prontos cresceram 1 ponto percentual, enquanto aquelas com tempo de preparo de até 30 minutos aumentaram 5,7 p.p. Carnes bovinas e frango também ganharam espaço na rotina alimentar, com crescimento de 0,6 p.p. cada, reforçando a valorização das proteínas tradicionais.

O estudo revela uma desaceleração no crescimento do consumo fora do lar. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2023, a alta era de quase 26%. Já na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o do ano passado, esse acréscimo ficou em apenas 13,5%.

Imagem: Envato

  • Categories: Foodservice, Notícias

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile