Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Unilever avança na redução do plástico

Novos designs, produtos concentrados e refil contribuem para o objetivo global de reduzir à metade o plástico de uso único até 2025

  • de Redação
  • 4 anos atrás

a doctor man wearing blue surgical gloves holding a world globe wrapped in plastic, depicting the plastic contamination or the protection against the epidemic infectious diseases or the air pollution

Melhor plástico, menos plástico e nenhum plástico. É com base nessa diretriz que a Unilever tem feito esforços conjuntos, com o envolvimento de diferentes áreas e de todas as suas marcas de higiene pessoal, cuidados com a casa e alimentos, para reduzir à metade, até 2025, o uso do plástico de uso único.

Oferecer ao mercado embalagens seguras, eficientes e ao mesmo tempo mais sustentáveis, que sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, e que tenham pelo menos 25% de resina de plástico pós-consumo, também faz parte dos compromissos públicos assumidos pela multinacional.

As inovações pioneiras relacionadas à redução de plástico permeiam todas as categorias de produtos. No portfólio de alimentos, por exemplo, a inovação veio por meio do pioneirismo em plásticos flexíveis. Já em produtos para limpeza da casa, a inovação veio através da concentração de fórmula.

A tecnologia de ativos concentrados permite que os produtos fiquem cada vez menores, demandando menos embalagens que depois viram lixo, menos uso de água no processo de fabricação e menor emissão de gases que causam efeito estufa – pois é preciso muito menos caminhões para transportar as caixas mais leves.

Em dois anos, de 2017 para 2019, com investimentos em design e redesign de embalagens, e inovação nas fórmulas com o desenvolvimento de produtos concentrados – especialmente no portfólio de cuidados com a casa -, e versões em refil, a companhia incluiu 14% mais resina de plástico pós-consumo de embalagens.

No total, a Unilever devolveu para a economia na forma de plástico reciclado quase 11 mil toneladas de resina pós-consumo. A quantidade é equivalente a 68 aviões Airbus A380F Cargo.

“Por meio do foco em inovação, estamos trazendo soluções disruptivas e eficientes onde toda a cadeia de valor se beneficia. A responsabilidade socioambiental guia a estratégia de negócios da companhia há mais de uma década, e vamos avançar progressivamente em todo nosso portfólio impactando nossos consumidores, clientes, distribuidores e o nosso negócio”, explica Juliana Marra, gerente de assuntos corporativos da Unilever Brasil.

Os compromissos da Unilever para o plástico englobam ainda, além da redução, coletar e processar mais embalagens plásticas do que põe no mercado.

Imagem: BIGSTOCK

  • Categories: ESG, Inovação
  • Tags: comérciocomportamentoconsumidorconsumoEconomiaempresasestratégiainovaçãotecnologiavendas

Conteúdo Relacionado

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

C&A Brasil tem meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

de Redação 6 de junho de 2025

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

de Felipe Mario 3 de junho de 2025

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

de Redação 30 de maio de 2025

Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores

de Redação 30 de maio de 2025

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

de Redação 25 de maio de 2025

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

de Redação 24 de maio de 2025

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

de Redação 23 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile