Governo acena ao agronegócio no relançamento do Conselhão

De acordo com Padilha, a lista de participantes do Conselhão é para "mostrar para o Brasil que nós não queremos viver num cercadinho

Governo acena ao agronegócio no relançamento do Conselhão agricultura
[the_ad id="169690"]

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fez um aceno ao agronegócio no relançamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o Conselhão, nesta quinta-feira, 4. A escalação do grupo inclui o presidente da Cosan, Rubens Ometto, e Eraí Maggi, empresário do ramo da soja. E também Ayala Ferreira, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

[the_ad id="138406"]

“Temos aqui no Conselhão uma presença maior do que nas edições anteriores de empresas do agronegócio”, declarou Padilha em seu discurso.

Ele disse que isso aconteceu porque a economia brasileira mudou em relação ao que era nos primeiros governos Lula, daí a maior representatividade.

[the_ad_group id="11688"]

Também mencionou a presença de representantes da agricultura familiar, movimentos sociais e outros segmentos do campo.

Na última semana, o governo teve um momento de estresse com o agronegócio. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deixou de ir à Agrishow, uma das principais feiras do setor, depois de a organização do evento pedir que ele não fosse à abertura para não se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Também houve desentendimento com o MST nos primeiros meses de governo. Em abril, o movimento, aliado histórico do PT, realizou invasões de terra que causaram desgaste ao Planalto.

De acordo com Padilha, a lista de participantes do Conselhão é para “mostrar para o Brasil que nós não queremos viver num cercadinho, que não queremos viver dentro de nossas bolhas”.

O ministro afirmou que há mais de 40% de mulheres entre os 246 integrantes do Conselhão, além de 30% autodeclarados negros, pardos ou indígenas. O ministro também declarou que há representantes dos 27 Estados. O tema central das conversas, de acordo com ele, será a desigualdade.

A equipe do Ministério da Fazenda, encabeçada por Fernando Haddad, chegou com o discurso de Padilha já em andamento.

O Conselhão é um fórum organizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro governo para ouvir setores da sociedade de dentro e fora de seu campo político e, assim, reduzir o desgaste do governo com esses segmentos. O órgão ficou desativado por anos depois do fim dos governos petistas.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile