Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Biscoitos, massas e pães impulsionam desempenho da indústria alimentícia em 2024

Farinha de trigo apresenta queda em faturamento; expectativa é de recuperação em 2025

Redação de Redação
4 de abril de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
biscoitos

Enjoy your meal! I would love to hea... | HD photo by Mae Mu

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) registrou crescimento de 4% no volume total da Cesta Abimapi em 2024. Os dados fazem parte de uma pesquisa da NielsenIQ, encomendada pela associação. As informações foram divulgadas no Anuário Abimapi 2025, lançado em 27 de março.

Segundo Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, o levantamento contribui para orientar os agentes do setor. “O ano de 2024 representou um período de consolidação e crescimento para o nosso setor no Brasil, como está evidenciado nos dados robustos que divulgamos no nosso Anuário 2025. Este livro é uma ferramenta essencial para que as empresas associadas e tantos outros stakeholders possam compreender as movimentações do mercado, identificar tendências de consumo e tomar decisões estratégicas. É uma fonte fundamental de informações e análises para todos os players, que contribui para o desenvolvimento e a competitividade da indústria nacional.”

O segmento de biscoitos registrou crescimento de 2,1% em valor, totalizando R$ 33,1 bilhões. Em volume, o aumento foi de 1,6%, com mais de 1,5 milhão de toneladas comercializadas. Produtos como cookies, biscoitos cobertos de chocolate e itens importados impulsionaram o desempenho da categoria.

O mercado de massas cresceu 4,0% em valor, chegando a quase R$ 15 bilhões, e 4,9% em volume, com mais de 1,3 milhão de toneladas vendidas. As massas secas apresentaram crescimento em volume superior ao valor, influenciado por promoções e migração de consumidores de massas instantâneas. A queda no preço do arroz impactou a frequência de compra.

O segmento de pães industrializados registrou crescimento de 8,3% em valor, com faturamento de R$ 15,5 bilhões, e de 6,5% em volume, com 791,3 mil toneladas comercializadas. A expansão da distribuição, o aumento da oferta e a inclusão do pão de forma na cesta básica, com redução de impostos, foram alguns dos fatores que influenciaram o desempenho.

Os bolos industrializados faturaram R$ 2,64 bilhões, crescimento de 7,7% em relação a 2023. O volume vendido aumentou 2,3%, alcançando 63 mil toneladas. O crescimento foi impulsionado por produtos com maior valor agregado e aumento da penetração nas classes C, D e E, com destaque para porções individuais.

A farinha de trigo doméstica teve crescimento de 5% em volume em 2024, mas registrou queda de 9,6% no faturamento, que passou de R$ 5,3 bilhões para R$ 4,8 bilhões. “Este descompasso reflete fatores como questões climáticas que afetaram a safra e a crescente segmentação do mercado, intensificando a competição. A expectativa é de retomada do faturamento em 2025 com ajustes de preços”, afirmou Zanão.

Imagem: Freepik

Postagem anterior

Dólar: cotação sobe para R$ 5,83 após retaliação da China a tarifas de Trump

Próxima Postagem

Pernambucanas tem novo vice-presidente para a Pefisa; confira outras mudanças

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
novo

Pernambucanas tem novo vice-presidente para a Pefisa; confira outras mudanças

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.