Sebrae vai ampliar o programa Sebrae Dela voltado para mulheres em 2024

Em 2023, mais de 150 mil mulheres foram atendidas por meio de cursos, consultorias e mentorias

Sebrae vai ampliar o programa Sebrae Dela voltado para mulheres em 2024
[the_ad id="169690"]

O programa Sebrae Delas, que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres empreendedoras, consolidou-se em 2023 como uma ferramenta fundamental de apoio e fortalecimento do empreendedorismo feminino. Para 2024, o objetivo é ampliar o olhar para as mulheres de forma interseccional, abrangendo diversos grupos, como mulheres negras, com deficiência, periféricas, com mais de 60 anos, entre outros, integrando-as ao Programa Plural, uma iniciativa do Sebrae voltada à promoção da diversidade e inclusão.

[the_ad id="138406"]

Segundo a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, o tema do empreendedorismo feminino está avançando e ganhando cada vez mais destaque. No entanto, ainda existem grandes desafios a serem superados.

“De uma maneira geral, tem mudado a perspectiva em relação ao empreendedorismo feminino. No entanto, há desafios enormes, que são culturais, e falar mais sobre o tema, ter homens como aliados, faz essa mudança ser acelerada neste longo caminho que temos pela frente”, afirma Renata.

[the_ad id="99067"]
[the_ad_group id="11688"]

Com base em dados de um estudo encomendado pelo Sebrae, as mulheres enfrentam dificuldades, como menos apoio para abrir ou gerir pequenas empresas. Além disso, dedicam quase o dobro de horas aos cuidados familiares em comparação aos homens, e mais de 40% delas já sofreram ou conhecem alguém que enfrentou discriminação de gênero.

“Sabemos que, na diversidade, temos mais ideias diferentes, que é um princípio da inovação, que está diretamente ligado à competitividade”, destaca a coordenadora.

Em 2023, mais de 150 mil mulheres foram atendidas por meio de cursos, consultorias e mentorias para o desenvolvimento de competências emocionais.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile