Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Opiniões do consumidor sobre Covid-19 e compras mudam pouco em 6 meses

Célio Martinez de Célio Martinez
4 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejista
Tempo de leitura: 3 minutos
Pandemia: Coronavirus And Retail Concept, Young Woman Wearing Medical Mask

Os consumidores estão priorizando a saúde e a segurança na hora de ir às compras diante das mudanças contínuas e das incertezas decorrentes da pandemia Covid-19. Esse comportamento já tinha sido apontado por uma pesquisa feita consultoria americana McMillan Doolittle em maio, e foi confirmado na nova edição semestral do estudo, feito com 2 mil pessoas nos Estados Unidos. Ou seja: quando se consideram as percepções dos consumidores em relação à pandemia, poucas mudanças significativas foram observadas nesses seis meses.

De acordo com a pesquisa, mais de 4 em cada 5 consumidores afirmaram que a pandemia global teve influência nas suas atitudes de compra e impactou nas suas perspectivas para o futuro. No final de novembro, mais de um terço (36%) fez esse relato, índice ligeiramente acima dos 34% de maio.

O estudo mostra que o impacto da pandemia foi sentido de forma diferente de acordo com aspectos dos mais diversos, como preferência política e local de residência dos respondentes. Nos dois momentos em que o levantamento foi feito, aqueles que se identificam como democratas estiveram mais propensos a relatar que a Covid-19 teve influência nos seus hábitos.

Moradores de ambientes urbanos também citaram um impacto maior do que aqueles que residem em áreas suburbanas ou rurais. Mas, na pesquisa mais recente, essa diferença diminuiu – reflexo da propagação da Covid-19 em cidades menores durante o pico do outono americano.

Cinco perfis diferentes

A pesquisa dividiu os consumidores em cinco perfis diferentes, classificados de acordo com o comportamento que adotaram na pandemia e a percepção que têm dela. Eles foram chamados de “Esperançosos em casa”, “Preocupados com estoques”, “Negócios como de costume” e “Tempos difíceis à frente”.

O resultado de agora mostra que 33% dos consumidores (3 pontos porcentuais a mais do que em maio) relataram mudanças em suas rotinas de compras, aderiram ao distanciamento social e se sentem cautelosamente otimistas em relação a este período desafiador. É o grupo chamado de “Esperançosos em Casa”, formado por pessoas que passaram a fazer mais compras online, tendem a se identificar como democratas, são mais jovens, têm renda média ou alta e níveis de educação mais elevados, além de serem urbanos ou suburbanos.

Em segundo lugar (27% dos respondentes, ou 2 pontos porcentuais a menos do que em maio) estão os “Preocupados com estoques”. Eles se preocupam com sua família e os efeitos de longo prazo da crise. São pessoas geralmente acima dos 65 anos e, portanto, mais propensas às complicações causadas pelo vírus. No estudo feito pela McMillan Doolittle em novembro, os entrevistados que viviam em pequenas cidades ou áreas rurais, no Meio-Oeste, e tinham níveis de renda de inferiores a médios, eram mais propensos a se enquadrar nessa categoria.

Cerca de 1 em cada 5 (21%, um ponto a mais do que em maio) dos consumidores entrevistados não relatou nenhuma mudança significativa em seu comportamento de compra, mas sente-se ansioso para voltar às suas rotinas diárias normais. Esses consumidores, da categoria “Negócios como de costume” têm mais probabilidade de ser homens, brancos, morar em cidades menores ou comunidades rurais e se identificarem como republicanos.

Finalmente, cerca de 16% (1 um a mais do que em maio) dos consumidores pesquisados ​​agrupam-se no “Tempos difíceis à frente”.  Eles relatam trabalhar duro para cortar seus gastos e são mais propensos do que a média a serem millennials que vivem em comunidades urbanas, com rendimento menor e identificação com os democratas. Os 5% restantes dos entrevistados optaram por não se autorrelatar sobre as afirmações sondadas.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Mercado farmacêutico cresce 13,6% no dez primeiros meses de 2020

Próxima Postagem

Nestlé cria aplicativo para pequeno lojista que quer fazer vendas pela internet

Célio Martinez

Célio Martinez

Executivo com mais de 20 anos de experiência em Marketing e passagem por grandes empresas, como Roldão, Ambev e Camargo Corrêa.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Nestlé cria aplicativo para pequeno lojista que quer fazer vendas pela internet

Nestlé cria aplicativo para pequeno lojista que quer fazer vendas pela internet

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.