Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Logística

Varejo passa ter novas características no pós-pandemia

Em participação no podcast da CNDL, Marcos Gouvêa falou sobre as transformações do varejo brasileiro

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Varejo

O varejo brasileiro passou por algumas transformações significativas desde o início da pandemia da covid-19 e vai ficar mais concentrado e mais internacional. Essa foi uma das afirmações de Marcos Gouvêa, diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecossystem, durante sua participação no podcast promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “No ponto de vista de estrutura, o varejo se torna muito mais competitivo, por conta dessa concentração que ocorreu durante a pandemia”, afirma.

Gouvêa também destaca outra consequência desse período, que é a dependência do omniconsumidor 5.1. Esse conceito está muito relacionado com a incorporação digital nesse período. “E talvez a coisa que ficou mais eloquente é exatamente tudo o que significa as vendas pelo e-commerce, as redes sociais e a conveniência”, completou.

A conveniência no varejo também foi outro ponto abordado no podcast. Segundo o executivo, antes o mercado de varejo estava dividido em dois polos, com foco em preço contra o chamado varejo de emoção, que valoriza a experiência do cliente.

“Já vinha nascendo e crescendo o polo da conveniência, que deu um salto durante esse período da pandemia, exatamente precipitado pelo fato de que nós nos tornamos hiperconveniente. Se o e-commerce diz que vai entregar em 3 ou 4 dias, o cliente vai buscar outra opção”, afirma.

Pequenas e médias empresas

As pequenas e médias empresas foram as mais afetadas durante a pandemia. O cenário causado pela crise sanitária serviu para, na maioria dos casos, aumentar a desigualdade entre essas companhias e os grandes varejistas.

Esse aumento na desigualdade passa também pelo acesso ao crédito. Conseguir esse benefício, ainda mais em um momento que muitas empresas precisaram aderir essa alternativa, tornou escasso o acesso ao crédito. Questionado sobre as mediadas que pequenas e médias empresas devem levar em conta no futuro próximo, Marcos Gouvêa destacou a importância de se integrar.

“No momento atual, o sentido é agreguem-se, integrem-se e busquem soluções comuns. O mercado e o ambiente são desafiadores demais para alguém imaginar que vai encontrar caminho sozinho”, explica.

Além da necessidade por mais integração, Marcos também ressaltou a importância das associações empresariais fazerem uma reflexão. “No sentido de que não tem que oferecer discurso, só indicadores e monitoramento de mercado. Ela tem que construir soluções que entreguem, mudar a sua proposta de ser uma representação setorial para se transformar em uma agente de transformação setorial”, diz.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasGouvêa Ecosystemmercadomercado&consumonegóciosonlinepandemiaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile