Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Logística

Varejo passa ter novas características no pós-pandemia

Em participação no podcast da CNDL, Marcos Gouvêa falou sobre as transformações do varejo brasileiro

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Varejo

O varejo brasileiro passou por algumas transformações significativas desde o início da pandemia da covid-19 e vai ficar mais concentrado e mais internacional. Essa foi uma das afirmações de Marcos Gouvêa, diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecossystem, durante sua participação no podcast promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “No ponto de vista de estrutura, o varejo se torna muito mais competitivo, por conta dessa concentração que ocorreu durante a pandemia”, afirma.

Gouvêa também destaca outra consequência desse período, que é a dependência do omniconsumidor 5.1. Esse conceito está muito relacionado com a incorporação digital nesse período. “E talvez a coisa que ficou mais eloquente é exatamente tudo o que significa as vendas pelo e-commerce, as redes sociais e a conveniência”, completou.

A conveniência no varejo também foi outro ponto abordado no podcast. Segundo o executivo, antes o mercado de varejo estava dividido em dois polos, com foco em preço contra o chamado varejo de emoção, que valoriza a experiência do cliente.

“Já vinha nascendo e crescendo o polo da conveniência, que deu um salto durante esse período da pandemia, exatamente precipitado pelo fato de que nós nos tornamos hiperconveniente. Se o e-commerce diz que vai entregar em 3 ou 4 dias, o cliente vai buscar outra opção”, afirma.

Pequenas e médias empresas

As pequenas e médias empresas foram as mais afetadas durante a pandemia. O cenário causado pela crise sanitária serviu para, na maioria dos casos, aumentar a desigualdade entre essas companhias e os grandes varejistas.

Esse aumento na desigualdade passa também pelo acesso ao crédito. Conseguir esse benefício, ainda mais em um momento que muitas empresas precisaram aderir essa alternativa, tornou escasso o acesso ao crédito. Questionado sobre as mediadas que pequenas e médias empresas devem levar em conta no futuro próximo, Marcos Gouvêa destacou a importância de se integrar.

“No momento atual, o sentido é agreguem-se, integrem-se e busquem soluções comuns. O mercado e o ambiente são desafiadores demais para alguém imaginar que vai encontrar caminho sozinho”, explica.

Além da necessidade por mais integração, Marcos também ressaltou a importância das associações empresariais fazerem uma reflexão. “No sentido de que não tem que oferecer discurso, só indicadores e monitoramento de mercado. Ela tem que construir soluções que entreguem, mudar a sua proposta de ser uma representação setorial para se transformar em uma agente de transformação setorial”, diz.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasGouvêa Ecosystemmercadomercado&consumonegóciosonlinepandemiaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile