A Natura acaba de estrear um novo conceito de loja focado em experiência sensorial e tecnologia. A unidade fica no Morumbi Shopping, na cidade de São Paulo. A ideia ali, segundo a empresa, é convidar o consumidor a ter uma experiência que vai muito além da compra e passa por “respirar mais devagar, ouvir e sentir”.
“Oferecemos uma experiência conectada à essência da marca Natura. Nela, tecnologia e natureza caminham juntas a conexão humana para criar momentos de cuidado e bem-estar. Nosso objetivo é que cada visita seja prazerosa e a loja seja um refúgio para que as pessoas possam ter conexão consigo mesmas. O espaço terá muita experimentação de produtos e serviços para nossos clientes”, afirma Paula Andrade, vice-presidente de Omnicanalidade da Natura.
A proposta é que o consumidor, ao atravessar o pórtico da loja, se sinta em outro ritmo. A luz filtrada pelos pergolados de madeira faz referência ao sol que atravessa as folhas de uma copa amazônica. O som de água corrente e o perfume de óleos naturais conduzem a uma imersão que desperta o corpo e a memória. A luz natural percorre o ambiente, mudando de tom ao longo do dia, enquanto painéis digitais refletem o movimento das estações.
O projeto do espaço, assinada pelos arquitetos Aldo Urbinati e Andrea Vosgueritchian, do Estúdio Tupi, traduz o pensamento da marca em formas como a leveza do vão livre modernista. “Buscamos, dentro das formas do modernismo brasileiro, aquelas que mais se assemelhavam aos princípios da Natura — especialmente sua visão singular de Brasil”, afirmam Urbinati e Vosgueritchian em nota.
“Encontramos nas pérgolas e nos pergolados duas imagens simbólicas: uma que remete ao vão livre, tão caro ao nosso modernismo e a um Brasil utópico; e outra, não menos moderna, mas mais metafórica — a ideia de ‘proteger do sol com uma peneira’, proporcionando sombra e brisa fresca. É dessa tensão poética que nasce a atmosfera da loja: um espaço de respiro, de encontro e de cuidado.”
Espelho inteligente e serviços de maquiagem
Na nova loja, a tecnologia também tem uma importante ferramenta. Com o Skin Analysis, a marca lê os sinais da pele — como rugas, manchas, olheiras — e recomenda, com precisão e delicadeza, a rotina Chronos Derma mais adequada a cada rosto. O Espelho Inteligente permite testar virtualmente diferentes tons e acabamentos de maquiagem, enquanto o Virtual Makeup transforma o espelho em um portal criativo: é possível comparar cores, visualizar o antes e depois e montar looks completos.
Em seu primeiro mês de operação, os visitantes contam também com serviços de maquiagem personalizada, oferecidos por profissionais da plataforma Bluma. O valor (R$ 149) é totalmente revertido em produtos da Natura das linhas Una, Faces e Chronos Derma.
No coração da loja, o espaço dedicado à linha Ekos transporta o visitante para a Amazônia. Sons de pássaros, brisa nas folhas e o murmúrio da água compõem uma paisagem sensorial. No Espaço Naturé, o olhar da marca se volta aos pequenos. As crianças são convidadas a brincar no universo da linha infantil, desenvolvida para estimular a ludicidade.
“Queríamos criar um lugar para se sentir — e não apenas para se passar. Um espaço para se reenergizar, se cuidar e se conectar. Buscamos realizar o encontro entre a inovação e a sensorialidade, o físico e o digital, o humano e o natural”, complementa Márcio Temperini, head global de Store Design & VM da Natura. “A regeneração é a nossa forma de estar no mundo.”
Sustentabilidade em uniformes e embalagens
Os uniformes dos consultores foram criados por Flavia Aranha com fibras naturais e tingidos com pigmentos vegetais. Cada detalhe foi pensado para lembrar que a beleza é também responsabilidade compartilhada.
Na loja, os clientes são convidados a devolver embalagens usadas, que ganham um novo ciclo por meio da reciclagem, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grande impacto. Na loja do Morumbi Shopping, o programa de logística reversa da Natura conta com mecanismo gamificado que envia feedback quantificado aos consumidores via WhatsApp, informado sobre o impacto gerado na economia circular.
Apesar de ter nascido originalmente no varejo, em uma loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, em 1969, a Natura ficou conhecida do grande público por meio do modelo de venda direta. Há cerca de dez anos, passou a apostar novamente em lojas físicas. Hoje, o varejo da Natura já ultrapassa 1,000 lojas e tem sido um componente central da estratégia de diversificação de canais, visando ampliar a presença em múltiplas ocasiões de compra.
Nos últimos dois anos, a Natura dobrou sua participação de mercado em lojas e franquias, segundo atestado pela Worldpanel by Numerator. Em 2024, foi inaugurada uma nova loja a cada dois dias úteis.
Imagem: Divulgação
