Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Grupo Muffato inaugura mercado 100% autônomo em Curitiba

Empresa diz que quer oferecer experiência em 'novo nível', com foco no varejo de conveniência e rápido

  • de Redação
  • 3 anos atrás

O Grupo Muffato inaugurou um mercado totalmente autônomo na cidade de Curitiba (PR), o Muffato Go. O espaço, totalmente operado por Inteligência Artificial (IA) e visão computacional, permite que o consumidor use o próprio celular para fazer as compras, sem precisar enfrentar filas ou passar pelo caixa.

“O lançamento da Muffato Go, em Curitiba, é um grande passo para a indústria supermercadista brasileira. Retirando as filas e o checkout, estamos oferecendo aos clientes uma experiência de compras sem atrito, mais rápida e conveniente, liberando membros da nossa equipe para ajudar em outros aspectos da loja”, afirma Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato.

O espaço lança mão do conceito just go ou friction-free. A tecnologia detecta quando os produtos são removidos ou recolocados nas prateleiras sensorizadas e faz o rastreamento. Ao terminar as compras, o cliente sai da loja e o aplicativo registra tudo o que está sendo levado, indicando o valor final para a conta cadastrada. A empresa portuguesa Sensei foi a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e pela implementação do sistema, usando fusão de sensores, deep learning (aprendizado profundo de máquinas) e visão computacional.

“O varejo está se tornando mais rápido e conveniente, e nossa tecnologia de loja sem atrito está trazendo um novo nível de experiência para os compradores nas lojas. Estamos entusiasmados em levar nossa tecnologia para a América Latina e apoiar o lançamento do primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil com o Super Muffato”, afirma Vasco Portugal, CEO da Sensei.

Muffato Go

Estrutura arquitetônica

A estrutura arquitetônica do Muffato Go foi criada pela Opus Design, que levou oito meses para concluir a obra. O hall de entrada foi projetado para que o cliente possa comer, beber e baixar o aplicativo utilizando o wi-fi da loja. “Foi um trabalho compartilhado com a Sensei para definirmos o tipo de material que poderíamos utilizar para que todo o processo não tivesse atrito na hora da compra. Um dos exemplos foi a questão das gôndolas, que não poderiam ser muito altas para que os leitores pudessem captar as informações”, explica Kátia Bello, fundadora da Opus.

Segundo a arquiteta, o piso da loja Muffato Go foi elevado para esconder todo o cabeamento, o que não é comum numa loja de varejo. O recurso de utilizar madeira foi também incluído para trazer mais conforto ao ambiente, pois muitas vezes, só trazer a tecnologia, pode evocar um sentimento de frieza.

“A arquitetura foi pensada em todos os momentos do cliente: desde a sua primeira interação com a fachada, que acompanha o cliente de fora para dentro e pode ter informações trocadas instantaneamente, o acolhimento no hall de entrada e todo fluxo, projetado para ter uma boa experiência de compra”, afirma Kátia.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Tecnologia, Varejo
  • Tags: BrasilcomportamentocomprasconsumidorconsumoCuritibadigitalempresasestratégiaexperiênciaGrupo MuffatoinovaçãoInteligência Artificialinvestimentolojalojasmarcasmercadomercado autônomomercado&consumoMuffatoMuffato GonegóciossupermercadosupermercadostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile