Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

IFood diz que ataque foi causado por funcionário de empresa terceirizada

Apesar do incidente, de acordo com o IFood, os dados de meios de pagamento dos usuários na plataforma estão seguros

  • de Redação
  • 4 anos atrás

O aplicativo de delivery IFood teve, na noite de terça-feira, 2, nomes de restaurantes alterados para mensagens de ofensas políticas e antivacinas, além de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Dentre os nomes dos estabelecimentos alterados estão “Lula Ladrão”, “Bolsonaro 2022”, “Marielle de Franco Peneira” e “Vacina Mata”.

Em pronunciamento nas redes sociais, o aplicativo de delivery declarou que o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma. Segundo a empresa, a situação ocorreu com aproximadamente 6% dos estabelecimentos.

Apesar do incidente, de acordo com o IFood, os dados de meios de pagamento dos usuários na plataforma estão seguros. “Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito”, esclareceu.

O pronunciamento ainda afirma que também não houve “qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma”.

Nas redes, a situação gerou revolta dos parlamentares. Em publicação no Twitter, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), classificou a troca de nomes, citando as frases “Marielle Peneira” e “Vacina Mata”, como “crueldade bizarra”. “Burlar-se da morte, do luto, da tragédia, é bárbaro, brutal e inaceitável”, afirmou.

iFood
Print das telas com os nomes de restaurantes alterados no iFood.
Print das telas com os nomes de restaurantes alterados no iFood.

Enquanto isso, o deputado José Guimarães (PT-CE) comentou que “fazer piada com o nome de Marielle Franco mostra o tamanho da mediocridade dos bolsonaristas”. “O recente hackeamento do iFood só reforça que o lugar dessa corja é o esgoto da história”, disse, no Twitter. Já o deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ) alegou que a ação se refere ao “gabinete do ódio”, termo utilizado para descrever a atuação de assessores que comandariam ataques a adversários de Bolsonaro.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Sofia Aguiar)

Imagem: Shutterstock e Reprodução

  • Categories: Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: ataque cibernéticoataque hackerBrasilClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorcrisecyberataquedigitale-commerceecommerceIfoodmercado&consumonegóciosonlinepandemiaprodutosvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile