Como o design pode responder às transformações no varejo, considerando os novos hábitos de consumo, o avanço da tecnologia, a importância do propósito e a construção de experiências relevantes no ponto de venda? Essa será uma das reflexões da 3ª edição do Retail Design Meeting 2025, evento que será promovido gratuitamente dentro do Latam Retail Show sponsored by IBM em setembro, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site do evento.
O encontro será realizado na Arena 1 dentro da área de exposição do evento, e traz como tema central “Projetar hoje para o varejo de amanhã”. A programação será organizada a partir de quatro eixos:
- Arquitetura comercial como instrumento de conexão;
- Sustentabilidade aplicada ao ponto de venda;
- Tecnologia e humanização na loja física;
- O papel do visual merchandising no novo varejo.
O Retail Design Meeting 2025 será realizado no dia 17 de setembro, das 14h15 às 17h15. A curadoria é do Retail Design Institute Brasil (RDI).
“A terceira edição do Retail Design Meeting reforça uma mudança que defendemos: o retail design não é complemento, mas uma estratégia importante para o desenvolvimentos de negócios. Vamos discutir como arquitetura, tecnologia, sustentabilidade e visual merchandising estão sendo redesenhados diante de novos comportamentos de consumo, e como os espaços físicos podem se tornar ambientes mais conectados, relevantes e alinhados às intenções das marcas e às expectativas dos consumidores”, diz Renato Fregnani, presidente do RDI e colunista da Mercado&Consumo
Programação do Retail Design Meeting
A abertura oficial do Retail Design Meeting será às 14h, com apresentação do tema curatorial e boas-vindas aos participantes, conduzida por Renato Fregnani, e Paula Doto, vice-presidente diretora Financeira do RDI.
Às 14h15, a mesa de abertura “Os caminhos do Retail Design no Brasil” vai abordar a evolução dos espaços comerciais, a maturidade do setor e as novas demandas de um consumidor mais conectado e sensível à experiência. Às 15h, será realizado o lançamento oficial do Prêmio RDI Brasil 2025, com apresentação das categorias, critérios e objetivos da nova edição da premiação dedicada aos melhores projetos de design de varejo no País.
Em seguida, às 15h15, acontece o painel RDI Greeen sobre sustentabilidade aplicada ao ponto de venda, seguido, às 16h, pelo painel RDI V.M., que discutirá os desafios e oportunidades do visual merchandising em um varejo em transição. Às 16h45, o painel RDI Tech vai tratar da integração entre tecnologia e humanização na loja física. O encerramento do evento está marcado para as 17h30, com nova participação de Renato Fregnani.
Eventos paralelos e gratuitos
O evento Retail Design Metting, focado em design de varejo, será um dos nove eventos paralelos e gratuitos que serão realizados no Latam Retail Show sponsored by IBM. Confira, abaixo, a lista de todos os encontros previstos:
- 1º Encontro Latino-Americano de Strip Malls (link para inscrições)
- 5ª Edição do Fórum IDV – ESG no Varejo e Consumo (link para inscrições)
- 3ª Edição do Retail Design Meeting (link para inscrições)
- 3ª Edição da Fashion Retail Arena (link para inscrições)
- 1ª Edição do Retail CX Forum by SoluCX (link para inscrições)
- 1º Fórum de Líderes do E-commerce e Digital (link para inscrições)
- Foodservice Meeting (link para inscrições)
- Fórum Matcon (link para inscrições)
- Luxury Retail Summit (link para inscrições)
O Latam Retail Show sponsored by IBM chega à décima edição como o principal evento B2B de varejo, consumo e serviços aos clientes da América Latina. O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 16 e 18 de setembro. A Mercado&Consumo é media partner e fará uma cobertura especial e em tempo real, com reportagens em texto e vídeo, gravações de podcasts, posts nas redes sociais e newsletters especiais.
No total, mais de 250 palestrantes subirão ao palco do evento para debater inovação, transformação digital, experiência do consumidor e performance operacional em mais de 100 horas de conteúdo.
Imagem: Envato