Mais de 100 organizações globais dos setores de varejo, tecnologia, publicidade, delivery e bebidas alcoólicas estão unindo esforços para combater o consumo nocivo de álcool. Walmart, SPAR International, Google, Meta, TikTok, Pinterest, DoorDash, Rappi, UberEats estão entre as empresas que participam da coalizão, segundo o relatório Standards in Action, divulgado pela Aliança Internacional para o Consumo Responsável (IARD). A iniciativa é liderada pela Global Standards Coalition (GSC).
Grandes produtores de cerveja, vinho e destilados e entidades como a Câmara de Comércio Internacional e o Duty Free World Councl também participam do movimento.
“A escala dessa coalizão é sem precedentes, em tecnologia, varejo e nossa indústria, os maiores players se uniram para combater o consumo nocivo de álcool”, afirma Alexandre Ricard, CEO da Pernod Ricard e presidente do Conselho da IARD.
A Global Standards Coalition, liderada pela IARD, visa criar um movimento positivo que impulsione iniciativas globais com foco em medidas proativas para:
- Impedir as vendas para menores de idade ou embriagados;
- Impedir o marketing e a publicidade para menores de idade;
- Fornecer treinamento e orientação que capacite a equipe a negar a venda, o serviço e a entrega de álcool quando necessário;
- Respeitar as escolhas de quem opta por não beber álcool;
- Elevar os padrões da indústria para reduzir o uso nocivo de álcool.
O relatório mostra os esforços globais dos líderes nos setores de cerveja, vinho e destilados, como o desenvolvimento de salvaguardas inovadoras e ferramentas digitais para prevenir o consumo de álcool por menores de idade e garantir um marketing responsável. O documento também aponta a colaboração proativa dos setores público e privado, com o objetivo de impedir o consumo nocivo de álcool por meio de uma abordagem de toda a sociedade.
“Embora venhamos de diferentes setores, mercados e níveis de negócios, compartilhamos um propósito comum: reduzir o consumo nocivo de álcool e promover uma cultura de moderação entre os adultos que optam por beber. Esta é a decisão certa para um futuro responsável e a sustentabilidade de nossa indústria”, destaca Gavin Hattersley, CEO global da Molson Coors e vice-presidente da IARD.
A coalizão estabelece diretrizes e práticas voltadas à restrição da venda e da publicidade de bebidas alcoólicas para menores de idade, além de promover treinamento de equipes para negar a venda ou entrega de álcool quando necessário. Também há ações para respeitar o direito de quem opta por não consumir bebidas alcoólicas e fomentar uma cultura de moderação.
Imagem: Envato