Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

KPMG aponta que esse total deve subir para 85% nos próximos três anos

  • de Redação
  • 2 semanas atrás
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

Três em cada dez empresas do setor de consumo e varejo adotam, de forma parcial ou ampla, a Inteligência Artificial (IA). Esse indicador, no entanto, poderá chegar a 85% nos próximos três anos, o que representa um aumento de mais de 150%, segundo uma pesquisa realizada pela KPMG.

Quanto à implementação da IA generativa, a adoção ainda é mais tímida: apenas 14% das empresas utilizam essa tecnologia atualmente, mas a expectativa é que o número chegue a 60% nos próximos anos.

“O setor de consumo e varejo está avançando consideravelmente na adoção da Inteligência Artificial nas finanças. Houve um aumento no uso da tecnologia devido a benefícios como o processamento de dados, relatórios eficazes, análises preditivas e em tempo real. No geral, a maioria das empresas relatam que retornos gerados estão atingindo ou superando as expectativas e pode acarretar impactos em vários setores no futuro”, destaca o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.

Em relação ao nível de maturidade do setor na adoção da IA, 55% das empresas já estão em fase de implementação, 27% lideram o uso e apenas 18% ainda estão na etapa inicial. Além disso, as empresas do setor destinam atualmente 9% de seu orçamento à IA. Esse percentual deve crescer para 13,8% nos próximos três anos.

Quando questionados sobre as principais barreiras para a adoção da IA, os executivos do varejo apontaram como maior preocupação a vulnerabilidade em segurança e privacidade de dados, mencionada por 58% dos entrevistados. Em seguida aparecem a falta de habilidades e conhecimento técnico, com 56%, e a dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes, com 47%. Apesar dos desafios, o estudo revelou que o setor já registra um retorno sobre investimento (ROI) de 29% com o uso da IA.

“As empresas estão recorrendo à IA em vários aspectos das suas áreas financeiras. Os resultados da pesquisa indicam que a contabilidade e o planejamento financeiro foram as áreas que mais tiveram avanços na implementação e no uso de IA, principalmente, devido aos potenciais benefícios que ela traz para muitas de suas atividades, que podem ir desde o aprimoramento do processamento de dados e de relatórios financeiros até dados em tempo real e análise preditiva”, diz o sócio-líder de tecnologia e inovação para auditoria da KPMG no Brasil, Rodrigo Gonzalez.

Imagem: Envato

  • Categories: Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciaIAinovaçãoinvestimentomercadomercado&consumonegóciosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile