Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Robôs do Alibaba ultrapassam a marca de 10 milhões de entregas na China

Mais de 500 robôs elétricos sem motorista, apelidados de Xiaomanlv, fazem entregas em campi universitários

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Robôs autônomos do Alibaba ultrapassam 10 milhões de entregas

Os robôs autônomos desenvolvidos pelo Alibaba Group ultrapassaram a marca de 10 milhões de encomendas em 31 de março, de acordo com o último relatório de ganhos da empresa. Mais de 500 robôs elétricos sem motorista, apelidados de Xiaomanlv, fazem entregas desde setembro de 2020 em campi universitários em toda a China.

Os dispositivos, equipados com tecnologia do Autonomous Driving Lab do instituto de tecnologia e ciência do Alibaba DAMO Academy, podem transportar cerca de 50 pacotes por vez e percorrer 100 quilômetros com uma única carga.

Os robôs do Alibaba podem navegar 99,9% do tempo sem intervenção humana, auxiliados por um algoritmo que encontra as rotas de entrega mais eficientes.

“A maior vantagem que os robôs autônomos têm é sua confiabilidade. Sua vantagem de custo entrará em jogo quando atingirem economia de escala”, disse Hu Changqing, que liderou a equipe de operação da Xiaomanlv em Cainiao, a rede de logística do Alibaba.

A empresa supervisionou a implantação dos robôs em mais de 200 universidades chinesas, onde entregam encomendas enviadas pelo sistema de correio Cainiao Post.

Última milha

A entrega de última milha, como a feita pelos robôs do Alibaba, é atualmente um dos maiores desafios das empresas de logística no mundo todo.

Segundo pesquisa da Euromonitor International, elas representam até 28% do custo total do envio. Mais de 60% dos compradores mudariam de plataforma de comércio eletrônico para evitar o pagamento de taxas extras de entrega, informou a consultoria Atos.

Assim, a crescente demanda dos clientes por entregas rápidas e baratas está impulsionando a automação no setor de logística. Mas a implantação de robôs requer um investimento inicial e os operadores devem considerar os custos de fabricação e teste.

Antes de o modelo Xiaomanlv iniciar o serviço em uma nova área, a Cainiao precisa mapear o local para garantir que o robô possa navegar pela rota. Para obter economias de escala, o Alibaba pilotou os robôs em campi universitários com estações de correios Cainiao movimentadas que recebem mais de 4 mil pacotes todos os dias.

Quando a pandemia levou à interrupção da logística durante os recentes bloqueios em Xangai, mais de 20 Xiaomanlv foram usados ​​para entregar mais de 600 mil mercadorias para moradores que estavam em lockdown em abril e maio, mostram os dados mais recentes.

A expectativa do Alibaba é implantar 1.000 Xiaomanlv em cerca de 500 campi escolares até o final do ano. Em breve, as pessoas poderão até usar os robôs para entregar mercadorias que vão de comida a remédios, segundo Hu Changqing.

Imagem: Divulgação/Alizila

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Inovação, Notícias
  • Tags: AlibabaAlibaba GroupautônomochinaclienteClientescomportamentocomprasconsumidorconsumocoronavírusCOVID-19Deliverydigitale-commerceecommerceempresasestratégiaexperiênciainovaçãolast mileLogísticamarcasmercadomercado&consumonegóciospandemiarobôtecnologiaúltima milhavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile