Vendas da Nordstrom caem 40% durante o primeiro trimestre fiscal

Vendas da Nordstrom caem 40% durante o primeiro trimestre fiscal
[the_ad id="169690"]

As vendas líquidas da Nordstrom caíram 40% durante o primeiro trimestre fiscal, mas a rede de lojas de departamento está confiante de que permanece em uma forte posição financeira para lidar com a pandemia de coronavírus, ao contrário de alguns de seus concorrentes. 

[the_ad id="138406"]

Os operadores das lojas de departamento Neiman Marcus, JC Penney e Stage Stores entraram com pedido de proteção contra falência durante a crise. A Macy’s está vendendo US$ 1,3 bilhão em novas dívidas para aumentar a liquidez. 

A Nordstrom, com sede em Seattle, disse que cerca de 40% de suas lojas de departamento estão agora de volta abertas aos negócios, depois de serem forçadas a fechar temporariamente em março. A marca espera que toda a sua base de lojas seja aberta novamente até o final de junho, incluindo a expansão de uma nova sede em Nova York.

[the_ad_group id="11688"]

“Estamos entrando no segundo trimestre em uma posição de força, aumentando nossa confiança de que temos liquidez suficiente para executar com êxito nossa estratégia em 2020 ”, disse o CEO Erik Nordstrom em comentários preparados. 

A empresa sofreu uma perda de US$ 521 milhões, ou US$ 3,33 por ação, do lucro líquido de US$ 37 milhões, ou 23 centavos de dólar por ação, um ano atrás. A receita caiu para US$ 2,12 bilhões, ante US$ 3,44 bilhões no ano anterior. Excluindo sua receita de cartão de crédito, as vendas líquidas foram de US$ 2,02 bilhões.

A Nordstrom disse que as vendas em suas lojas de departamento caíram 36%, devido ao fechamento temporário de lojas, e as vendas com a divisão Nordstrom Rack, caíram 45%. O total de vendas digitais da empresa aumentou 5%, alcançando US$ 1,1 bilhão. 

Os analistas pediam que o operador da loja de departamentos registrasse uma perda de US$ 1,07 por ação e uma receita de US $ 2,42 bilhões, com base nas estimativas da Refinitiv. No entanto, é difícil comparar os ganhos relatados com as estimativas dos analistas do primeiro trimestre da Nordstrom, já que a pandemia de coronavírus continua atingindo as economias globais com impactos difíceis de avaliar. 

Enquanto isso, apesar da crise da Covid-19, a Nordstrom parece ter feito grandes avanços no trabalho para eliminar o excesso de estoque. Um problema com o qual muitos varejistas estão lidando agora é com mercadorias obsoletas nas prateleiras. 

Encerrou o primeiro trimestre com um lucro bruto, como porcentagem da receita líquida, de 11%, abaixo dos 34% de um ano atrás. A empresa disse que os estoques caíram 26%, devido a “ações agressivas para reduzir os recebimentos e limpar o excesso de estoques por meio do aumento das atividades de marketing e promoção”. 

“Essa posição favorável de estoque permite que a empresa traga novidades para os clientes a partir de junho”, disse Nordstrom. 

O CEO Erik Nordstrom explicou que a empresa pode usar os locais de rack da Nordstrom e o site do Rack como um “escape” para vender mercadorias a preço integral. “Nossas lojas fora do preço são uma grande parte do nosso futuro”, disse ele. A empresa também empurrou sua Promoção de Aniversário, que costuma ser realizada em julho de cada ano, para 19 de agosto. 

A Nordstrom encerrou o primeiro trimestre com cerca de US$ 1,4 bilhão em dinheiro disponível, acima dos US$ 850 milhões no início de 2020.  A empresa não está fornecendo uma perspectiva de ano inteiro no momento. 

Com informações do portal CNBC.
* Imagem reprodução

Sair da versão mobile