Nove em cada dez brasileiros veem a alimentação sustentável de maneira otimista

Estudo da Sodexo ouviu quase 7,3 mil entrevistados na França, no Reino Unido, nos Estados Unidos, no Brasil e na Índia

Nove em cada dez brasileiros veem a alimentação sustentável de maneira otimista
[the_ad id="169690"]

Nove em cada dez brasileiros veem a alimentação sustentável de maneira otimista, segundo a 2ª edição da pesquisa internacional de sustentabilidade Food Barometer 2024, realizada pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive. O estudo contou com quase 7,3 mil entrevistados na França, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Índia, e destaca o Brasil acima da média global de 74%.

[the_ad id="138406"]

Apesar de a consciência e percepção em relação à alimentação sustentável serem altas, em todo o mundo o preço (73%) e o sabor (61%) são os fatores mais considerados na escolha de alimentos sustentáveis. Isso se deve à situação econômica global, já que, com a alta da inflação, o poder de compra se torna um fator decisivo.

“Pelo segundo ano consecutivo, percebemos um desejo cada vez maior dos brasileiros por uma alimentação mais sustentável, se comparado a outros países que participaram desta edição. A pesquisa é um chamado à ação e à responsabilidade das empresas, que assim como a Sodexo, precisam liderar essa mudança”, conta Andrea Krewer, CEO da Sodexo no Brasil. 

[the_ad_group id="11688"]

O Food Barometer também indica que três em cada dez entrevistados esperam que a indústria de foodservice lidere a transição para dietas mais sustentáveis, mostrando um aumento de oito pontos em relação à edição de 2023 do estudo. Entre as ações prioritárias, destacam-se:

A educação alimentar também é essencial nesse processo, com 36% dos entrevistados globais esperando que as empresas de foodservice contribuam para a educação dos consumidores sobre alimentação sustentável.

“Estamos comprometidos em informar e inspirar o mercado a adotar práticas que beneficiem não apenas a saúde e qualidade de vida, mas também o meio ambiente e a sociedade. Nosso objetivo é mostrar que uma agenda sustentável pode ser, de fato, viável e transformadora para todos,” afirma Andrea.

Ações da Sodexo

Com foco em uma alimentação cada vez mais sustentável, a Sodexo tem como metas reduzir os impactos ambientais, diminuir a emissão de gases de efeito estufa ao longo de uma cadeia de fornecimento alinhada aos princípios de ESG, reduzir o desperdício de alimentos, preservar recursos naturais e priorizar o uso integral dos alimentos. Entre as ações realizadas pela empresa no Brasil, destacam-se:

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile