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Nove em cada dez brasileiros veem a alimentação sustentável de maneira otimista

Estudo da Sodexo ouviu quase 7,3 mil entrevistados na França, no Reino Unido, nos Estados Unidos, no Brasil e na Índia

  • de Redação
  • 8 meses atrás
Nove em cada dez brasileiros veem a alimentação sustentável de maneira otimista

Nove em cada dez brasileiros veem a alimentação sustentável de maneira otimista, segundo a 2ª edição da pesquisa internacional de sustentabilidade Food Barometer 2024, realizada pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive. O estudo contou com quase 7,3 mil entrevistados na França, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Índia, e destaca o Brasil acima da média global de 74%.

Apesar de a consciência e percepção em relação à alimentação sustentável serem altas, em todo o mundo o preço (73%) e o sabor (61%) são os fatores mais considerados na escolha de alimentos sustentáveis. Isso se deve à situação econômica global, já que, com a alta da inflação, o poder de compra se torna um fator decisivo.

“Pelo segundo ano consecutivo, percebemos um desejo cada vez maior dos brasileiros por uma alimentação mais sustentável, se comparado a outros países que participaram desta edição. A pesquisa é um chamado à ação e à responsabilidade das empresas, que assim como a Sodexo, precisam liderar essa mudança”, conta Andrea Krewer, CEO da Sodexo no Brasil. 

O Food Barometer também indica que três em cada dez entrevistados esperam que a indústria de foodservice lidere a transição para dietas mais sustentáveis, mostrando um aumento de oito pontos em relação à edição de 2023 do estudo. Entre as ações prioritárias, destacam-se:

  • Redução do desperdício (50%)
  • Uso de produtos locais (41%)
  • Ingredientes provenientes de práticas agrícolas sustentáveis (40%)

A educação alimentar também é essencial nesse processo, com 36% dos entrevistados globais esperando que as empresas de foodservice contribuam para a educação dos consumidores sobre alimentação sustentável.

“Estamos comprometidos em informar e inspirar o mercado a adotar práticas que beneficiem não apenas a saúde e qualidade de vida, mas também o meio ambiente e a sociedade. Nosso objetivo é mostrar que uma agenda sustentável pode ser, de fato, viável e transformadora para todos,” afirma Andrea.

Ações da Sodexo

Com foco em uma alimentação cada vez mais sustentável, a Sodexo tem como metas reduzir os impactos ambientais, diminuir a emissão de gases de efeito estufa ao longo de uma cadeia de fornecimento alinhada aos princípios de ESG, reduzir o desperdício de alimentos, preservar recursos naturais e priorizar o uso integral dos alimentos. Entre as ações realizadas pela empresa no Brasil, destacam-se:

  • Cozinha Inteligente: Sistema que utiliza equipamentos tecnológicos para controlar o desperdício e promover o uso integral dos alimentos. Como resultado, o tempo de cozimento foi reduzido em 50%, e houve diminuição de 30% na geração de resíduos orgânicos, 60% no uso de óleo, 21% no consumo de água, 32% no consumo de eletricidade e 66% no gás, demonstrando o compromisso da empresa com a eficiência no uso de recursos naturais.
  • Incentivo às proteínas vegetais: Por meio da criatividade dos chefs, a Sodexo busca ampliar o uso de proteínas vegetais nos cardápios, oferecendo treinamentos para a criação de receitas sustentáveis. A meta global é rotular 70% dos pratos principais como de baixo carbono até 2030.
  • Bem-estar animal: Cerca de 70% das compras de ovos da Sodexo no Brasil já são provenientes de galinhas livres de gaiolas. A companhia tem o compromisso global de atingir 100% até 2025, alinhando-se às políticas de bem-estar animal.
  • Frota sustentável: A Sodexo conta com sete veículos urbanos de carga 100% refrigerados e elétricos nas operações no Paraná e Rio Grande do Sul, com uma redução prevista de 46 toneladas de emissão de CO² por ano. Esses veículos são conduzidos por motoristas mulheres, refugiadas ou transgênero.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Indústria, Notícias
  • Tags: alimentaçãoalimentos sustentáveisBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoEconomiaempresasESGfoodserviceindústriamercadomercado&consumonegóciosprodutosSodexo

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