Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Conveniência supera preço na preferência do consumidor na Black Friday

Mercado&Consumo acompanhou bastidores das operações de e-commerce de marcas atendidas pela Synapcom

  • de Marcelo Audinino
  • 4 anos atrás

Centro de Distribuição da Synapcom em Itapevi durante operação após a Black Friday

No lugar de grandes promoções, o maior atrativo da Black Friday de 2021 foi a conveniência. A conclusão é de Fábio Fialho, CSO da empresa de full commmerce Synapcom. Ela é um dos principais players no mercado no desenvolvimento de projetos para e-commerce no Brasil. A reportagem da Mercado&Consumo acompanhou uma manhã das operações da Synapcom, que atende marcas como Hershey’s, Diageo, Philips, Palmeiras e L’Oréal.

“Neste ano, a Black Friday foi diferente. As promoções foram muito mais concentradas. A quinta-feira vendeu tão bem quanto a sexta-feira”, afirma Fialho. Ele também destaca que, em 2021, a Black Friday foi omnichannel. Em 2020, por todas as questões sanitárias envolvidas relacionadas à pandemia de covid-19, a data foi basicamente online.

Em um retrospecto histórico, o executivo destaca que o e-commerce era muito usado por ter como diferencial a questão do preço. Mas, nos últimos quatro anos, o atrativo principal mudou. “A gente teve uma migração do motivo ‘preço’ pelo motivo ‘conveniência’. A gente incentivou muito no mercado a questão de agregar serviço e valor, que não se tratava apenas de preço.”

Atualmente, serviços de entrega no mesmo dia ou em poucas horas após a compra chamam a atenção do cliente. No caso da Black Friday, existe uma junção de dois fatores: as promoções do período e os serviços de conveniência.

Crescimento em todos os segmentos

Todos os segmentos relacionados ao e-commerce que a Synapcom opera apresentaram crescimento nesta Black Friday. O menor índice foi o da Moda, que cresceu 5% em relação ao ano passado e foi impactado pela retomada do varejo nos shoppings.

Nos segmentos de Consumo e Tech & Home, a receita cresceu 100% em comparação com os números do ano anterior. Mas Fábio Fialho destaca que muito desse crescimento está relacionado à entrada de novas empresas. “A gente teve um boom de clientes querendo ir para o digital em 2020 . Então a empresa cresceu 100% em relação ao primeiro ano no e-commerce”, completa o CSO.

Com a formação do ecossistema envolvendo Infracommerce e Synapcom, o grupo passará a ter 17 Centros de Distribuição espalhados pelo Brasil, além de estar presentes em cinco países na América Latina e possuir 20 dark stores – a meta é atingir 40 até o final de 2022.

Black Friday
Centro de Distribuição da Synapcom em Itapevi durante operação após a Black Friday
Centro de Distribuição da Synapcom em Itapevi durante operação após a Black Friday
Centro de Distribuição da Synapcom em Itapevi durante operação após a Black Friday
Centro de Distribuição da Synapcom em Itapevi durante operação após a Black Friday
Centro de Distribuição da Synapcom em Itapevi durante operação após a Black Friday
Centro de Distribuição da Synapcom em Itapevi durante operação após a Black Friday
Centro de Distribuição da Synapcom em Itapevi durante operação após a Black Friday

Estigmas da Black Friday

O CSO da Synapcom, que também é diretor de Indústria da Associação Brasileira de Comercio Eletrônico (ABComm), comentou que neste ano a associação focou em duas questões principais na Black Friday.

“A gente combateu a ‘metade do dobro’ e a pirataria. A gente sabe que grandes marketplaces não incentivam abertamente, mas são locais que, mesmo que não queiram, facilitam a compra de produtos falsificados”, comentou Fábio Fialho.

A expressão “metade do dobro” ficou popular, principalmente nas redes, alguns anos atrás e era utilizada para criticar lojas que aumentavam o preço antes da Black Friday para depois anunciar o desconto e vender pelo valor de antes.

Apesar do combate e da fiscalização dessas práticas, Fábio Fialho ressalta que a Black Friday nunca será uma data que necessariamente oferecerá 50% de desconto, como muitas pessoas pensam. “Muitos produtos não têm uma margem de markup [margem de lucro desejada na venda] de 2. Numa empresa de Tech & Home, você dá de 10% a 15% de desconto em um celular que custa R$ 5 mil, porque você não pode vendê-lo por R$ 2 mil. Ninguém tem 2 de markup em todos os segmentos”, finaliza Fialho.

Imagens: Marcelo Audinino

  • Categories: Destaque do dia, Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: Black FridayBrasilcentro de distribuiçãocomérciocomprasconsumidorconsumoe-commerceEconomiaempresasEntegaestratégiaexpansãoexperiênciamercado&consumonegóciosSynapcomvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile