YouTube lança shopping com Mercado Livre e Shopee e abre teatro em São Paulo

Novidade permite que criadores de conteúdo marquem produtos dos catálogos em seus vídeos, lives, posts e Shorts

O YouTube acelerou seus investimentos no Brasil, com a chegada do YouTube Shopping, que amplia as possibilidades de monetização para criadores e marcas, e a inauguração do Teatro YouTube, espaço destinado a estreitar a conexão entre artistas e fãs.

Mercado Livre e Shopee serão os primeiros parceiros do YouTube Shopping no Brasil para seu programa de afiliados. A novidade permite que criadores de conteúdo marquem produtos dos catálogos de ambos os varejistas diretamente em seus vídeos, lives, posts e Shorts, facilitando a jornada de compra para milhões de espectadores. Globalmente, a plataforma já conta com mais de 500 mil criadores afiliados.

“Estamos oferecendo aos YouTubers brasileiros novas maneiras de fortalecer suas comunidades e monetizar sua criatividade. A integração do Mercado Livre e da Shopee como nossos primeiros parceiros amplifica ainda mais essa economia de criadores que estamos desenvolvendo”, afirma Clarissa Orberg, head de parcerias do YouTube.

[the_ad_group id="11688"]

Com a funcionalidade, os espectadores podem navegar pelos produtos destacados diretamente na tela do vídeo e clicar para comprar, unindo conteúdo e comércio de forma integrada.

“Essa colaboração abre oportunidades para os mais de 5 milhões de participantes do nosso Programa de Criadores e Afiliados monetizarem seus conteúdos enquanto promovem produtos que ressoam com seus públicos. Seguimos firmes em nossa missão de impulsionar vendedores e criadores a prosperarem à medida que a economia digital cresce”, diz Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee.

Para os marketplaces, o programa representa um caminho direto para alcançar audiências qualificadas. Renata Gerez, do Mercado Livre, destaca o crescimento de 310% no programa de afiliados no último trimestre, enquanto Felipe Piringer, da Shopee, aponta que a parceria ampliará o alcance de lojistas e criadores.

O lançamento coincide com a expansão das lives e Shorts, que respondem por mais de 30% da audiência diária logada no YouTube, segundo dados do segundo trimestre de 2025. No Mercado Livre, o programa de afiliados teve crescimento de 310% no último trimestre, com aumento na participação de criadores e empreendedores.

“A chegada do YouTube Shopping ao Brasil marca um novo capítulo para o comércio digital. O crescimento de 310% no nosso programa no último trimestre e as recompensas mais competitivas do mercado, reforçam nosso compromisso com a Creator Economy, em apoiar novos talentos e impulsionar modelos sustentáveis de empreendedorismo online”, afirma Renata Gerez, head de Social Commerce do Mercado Livre.

Para Fernando Moulin, partner da Sponsorb, por estar sempre entre os top 3 do mundo em termos de tempo e navegação na internet e engajamento com as marcas digitais, o Brasil chama a atenção das plataformas de conteúdo e redes sociais. “O YouTube está reforçando ainda mais seu posicionamento como rede importante de conteúdo. Agora, criou a funcionalidade do shopping que permite que quem estiver assistindo um vídeo, faça compra sem sair da plataforma. Essa parceria com o Mercado Livre e Shopee é muito legal porque são parceiros que já fazem esse trabalho com excelência em escala nacional”, destaca.

Polo cultural na Avenida Paulista

Além do comércio digital, o YouTube decidiu investir em experiências presenciais com o Teatro YouTube, localizado no terceiro piso da Galeria Magalu, loja conceito da rede no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

O espaço, gerido pela produtora Aventura, terá programação de espetáculos musicais, peças de teatro e eventos especiais, incluindo o retorno do YouTube Music Nights, série de shows intimistas com artistas brasileiros e internacionais.

“A cena musical brasileira é extremamente rica, e o Teatro YouTube vai ser um espaço para amplificar essa potência”, afirma Sandra Jimenez, diretora de parcerias musicais do YouTube para América Latina & US-Latin.

O espaço também funcionará como estúdio para criadores de conteúdo, permitindo gravações de alta qualidade, encontros com fãs, sessões de autógrafos e ativações de marcas. A sala de espetáculos será nomeada “Sala Eva Herz”, em homenagem à figura emblemática das artes cênicas no País.

“O YouTube se posiciona sempre não como uma empresa digital, mas como uma empresa de entretenimento, de conteúdo, expandindo o alcance do YouTube como fonte de referência cultural em um espaço para criadores e consumidores poderem encontrar os melhores conteúdos também no mundo físico. Já aconteceu nos Estados Unidos, em Los Angeles, com o YouTube Theater. Eu acho que o papel do teatro é consolidar esse posicionamento competitivo do YouTube que já estava acontecendo lá fora”, afirma Moulin.

Imagem: Reprodução

Sair da versão mobile