Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

“A automação traz redução de custo; a autonomia traz muita redução de custo”

Em entrevista à Mercado&Consumo, Cristiano Moreira, gerente de produtos da Embratel, fala sobre como a rede 5G vai contribuir para o avanço das tecnologias

  • de Larissa Féria
  • 2 anos atrás
“A automação traz redução de custo; a autonomia traz muita redução de custo”

A era 5G de conectividade criará condições para passar da automação para a autonomia do varejo. E essa autonomia já pode ser vista em armazéns logísticos de grandes varejistas, com o uso da Inteligência Artificial calculando o melhor posicionamento dos estoques em tempo real, com ganhos de 25% de desempenho e de 20% na redução de custo.

“As tecnologias são a base da indústria 4.0 e criam uma cadeia para que a robótica passe a ter autonomia, e não só automação. A automação traz redução de custo, mas a autonomia traz muita redução de custo”, afirma Cristiano Moreira, gerente de produtos da Embratel.

O próximo passo, destaca Moreira, é levar essa autonomia para o consumidor, em um conceito B2B2C, em uma relação comercial fluida entre duas grandes empresas e o consumidor final. “Podemos pegar, por exemplo, uma grande empresa, como a Claro, fazendo uma relação comercial com algum outro grande varejista, que utilizará a infraestrutura [de rede] para atender a uma demando do cliente”, explica.

Em outro exemplo, Moreira cita geladeiras que sairão de fábrica com dispositivos conectados com os fornecedores, sem a necessidade de uma rede de internet. “Essa interação fluída, do B2B2C é a próxima linha que o varejo vai seguir com a expansão da infraestrutura”, afirma.

Experiência personalizada

A expansão da infraestrutura 5G pelo Brasil, com a integração das tecnologias de identificação dos consumidores, já permite atendimento personalizado em tempo real, com o uso de analytics e IA.

“Esse tipo de interação personalizada é um auxílio ao vendedor do varejo, que vai levar o consumidor para o próximo nível de relacionamento. E o uso dessas tecnologias em tempo real precisa de uma infraestrutura robusta de rede”, diz Moreira.

O executivo cita a solução omnichannel da Embratel, que une todos os canais de comunicação com o cliente, como chat, voz, e-mail, chatbot, redes sociais e mais. E também a plataforma Geodata, que fornece diferentes informações com o perfil de clientes em uma determinada região.

 Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: AutomaçãoautonomiaBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoDeliverydigitale-commerceecommerceEconomiaEmbratelempresasestratégiaIAinovaçãoinvestimentoLRS 23mercadonegóciosomnichannelonlinepersonalizadorede 5GvarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile