A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, o Grupo Casas Bahia anunciou novo diretor de Logística; a Pague Menos confirmou nova diretora de Supply Chain; e a Usaflex apresentou novo diretor Comercial.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Grupo Casas Bahia
O Grupo Casas Bahia anunciou a chegada de Willemberg Cruz como novo diretor na área de Logística da companhia. O executivo assume a missão de fortalecer a integração entre pessoas, processos e entregas, com foco em promover uma logística cada vez mais simples, ágil e alinhada à experiência do cliente.
Com formação em química pela Universidade de São Paulo e pela Université de Fribourg, na Suíça, o executivo também é mestre em otimizações matemáticas aplicadas à logística pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Sua trajetória inclui passagens por grandes companhias como Mercado Livre, Rumo Logística, Suzano Papel e Celulose e Raízen, acumulando sólida experiência nas áreas de operações e planejamento logístico em contextos industriais, operadores logísticos, centros de distribuição e e-commerce.
Pague Menos
A Pague Menos anunciou a chegada de Graziela Pedrosa como nova diretora na área de Supply Chain da companhia. A profissional possui formação em engenharia de alimentos pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em logística e supply chain management pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Graziela soma mais de 15 anos de experiência na área, liderando operações em empresas de grande porte nos setores de indústria e varejo. Em sua trajetória, acumula passagens por companhias como RD Saúde e Bimbo do Brasil. Possui amplo conhecimento operacional em toda a cadeia de suprimentos, com vivência nas áreas de abastecimento, logística, planejamento, otimização de processos e gestão da demanda.
A executiva assume a posição com o objetivo de fortalecer a área, além de desenvolver estratégias para otimizar processos e gerar ganhos expressivos em controle de indicadores de performance e satisfação do cliente.
Usaflex

A Usaflex anunciou Alexandre Santiago como novo diretor na área Comercial (CCO). O executivo assume a função com o desafio de fortalecer a estrutura comercial da marca em um momento estratégico de expansão da rede de franquias e consolidação do posicionamento de moda com conforto e tecnologia.
Com mais de 30 anos de carreira, Santiago reúne um histórico consistente de liderança em empresas globais dos setores de moda, calçados e esportes, com passagens por Skechers, EssilorLuxottica (Oakley) e Grupo Dass.
Sua atuação já se orienta por objetivos claros: fortalecer a presença da Usaflex no mercado interno, retomando o crescimento no multimarca e aprimorando o sistema de franquias, além da expansão da marca no mercado internacional.
Gol
A Gol anunciou Julien Pascal François Imbert como novo diretor vice-presidente na área Financeira (CFO) e diretor de Relações com Investidores da companhia.
O executivo tem mais de 20 anos de experiência internacional, com foco em programas de eficiência operacional, redução de custos, estratégia de crescimento e soluções de inteligência artificial, atuando nos setores de aviação, transportes, logística e bens industriais.
Imbert tem passagens pelo Boston Consulting Group (BCG), onde permaneceu por mais de 18 anos, criou e liderou a prática de Operações no Brasil e foi membro do Comitê Executivo Brasil de 2022 até 2025. Também possui experiência em auditoria e atuou como engenheiro de controles de voo na Dassault Aviation, na França.
Heineken
O Grupo Heineken anunciou a consolidação de sua diretoria Institucional no Brasil. A área passa a ser liderada por Maria Fernanda Cunha e unifica as frentes de comunicação corporativa, relações governamentais e gerenciamento de riscos reputacionais.
Na nova função, Maria Fernanda terá como missão fortalecer a reputação do Grupo Heineken no País, atuando como elo estratégico entre os ambientes interno e externo, com sensibilidade aos movimentos sociais, políticos e regulatórios que moldam o ambiente de negócios.
Com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e relações institucionais, está no grupo desde 2018, onde liderou o posicionamento de marca institucional e, mais recentemente, a área de public affairs. Ao longo da carreira, também atuou em empresas dos setores de bens de consumo, indústria automotiva e direito empresarial.
Docile
A Docile anunciou Michelle Matoso como nova diretora de Gente & Gestão. Com mais de 25 anos de experiência em recursos humanos, Michelle tem vivência em áreas industriais, comerciais e administrativas, com passagens por empresas como Gerdau, Omron e Strattner, além de liderar processos de transformação no Brasil e no exterior.
Formada em administração com ênfase em gestão de recursos humanos pela UFRGS, tem MBA executivo pela Fundação Dom Cabral, formação em dinâmica dos grupos pela SBDG e atualmente cursa pós-graduação em comunicação estratégica para gestão de marca e reputação pela PUCRS. Na trajetória construída nos últimos anos, Michelle consolidou experiências em iniciativas com foco no desenvolvimento de pessoas e no fortalecimento da cultura organizacional.
“Assumir a diretoria de Gente e Gestão na Docile é um grande desafio e uma oportunidade inspiradora. Chego para fortalecer ainda mais esse ambiente, promovendo práticas que incentivem o desenvolvimento humano e contribuam para o crescimento sustentável do negócio”, reforça a executiva.
Pixel Retail Media
A Pixel Retail Media anunciou Sérgio Eduardo Rodrigues dos Santos como novo executivo na área Comercial. O profissional chega para atuar junto ao mercado publicitário, agências e anunciantes em Salvador.
Santos atua na área de publicidade há mais de 15 anos, com passagens por empresas como Propeg, Grupo Aratu e BTN Boletins de Trânsito. Ele é o novo integrante do time de Jefte Cruz, diretor Comercial, que tem reforçado a equipe com nomes estratégicos do mercado.
Grupo Viamar
O Grupo Viamar anunciou a chegada de Paulo Henrique Wodewotzky como novo diretor na área Comercial da MAX Hyundai, braço da marca sul-coreana dentro do grupo. A chegada do executivo tem impulsionado resultados expressivos: desde sua estreia na liderança da unidade, em maio, as vendas de veículos Hyundai cresceram cerca de 45% em relação ao mesmo período do ano passado.
Wodewotzky é formado em gestão comercial e tem como foco a prospecção ativa, o agendamento de clientes e a realização de reuniões quinzenais para análise de desempenho. Ele também aposta na autonomia dos gerentes para que atuem como executivos de suas lojas, equilibrando volume e rentabilidade.
Com uma trajetória marcada por mérito e experiência, iniciou sua carreira no próprio Grupo Viamar como office boy e foi promovido por diversas funções ao longo de 20 anos de atuação na rede. Após um período de quatro anos em outras empresas do mercado, retorna à Viamar trazendo uma bagagem estratégica voltada à alta performance em vendas e liderança de equipes.
Imagem: Divulgação