Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Meios de pagamento inovadores ganham espaço no atual cenário econômico

Novidades oferecem vantagem competitiva a varejistas em momento de crise

  • de Marcelo Audinino
  • 3 anos atrás
Meios de pagamento inovadores ganham espaço no atual cenário econômico

Em um momento de alta inflação e com a dificuldade de acesso da maioria dos consumidores ao crédito, soluções como as da startup financeira Pagaleve ganham espaço no mercado. Recentemente, a empresa trouxe ao Brasil o conceito de “buy now, pay later”, com o chamado parcelamento inteligente. O método permite ao consumidor parcelar suas compras sem a necessidade de cartão de crédito e sem pagar juros.

“O Pix 4x sem juros chegou para tornar-se um sinônimo de parcelamento, principalmente para aqueles que não tem ou não querem usar o cartão de crédito, comportamento muito comum entre o jovem adulto, por exemplo. Ao oferecer um meio de pagamento que atende perfeitamente esse perfil de público, o varejista ganha uma vantagem competitiva no mercado”, comenta Eduardo Zucareli, Chief Commercial Officer da Pagaleve.

A solução oferece ao varejista aumento de conversão e ticket médio. Além disso, com o pix parcelado o lojista não precisa mais solicitar antecipação de crédito e se preocupar com inadimplência e chargeback, já que a Pagaleve paga em D+1 e se responsabiliza por inadimplência.

Embora ainda novo no mercado, o meio de pagamento tem conquistado grandes varejistas. Um dos principais parceiros da startup é a Mormaii, empresa de roupas e artigos de surf, que viu crescimentos nos indicadores desde que passou a oferecer o serviço no e-commerce.

“Confesso que ficamos muito surpresos com o retorno que a Pagaleve nos trouxe logo em um primeiro momento. Foi surpreendente em relação de outras modalidades de pagamento tradicionais”, comentou Sacha Juanuk, gestor de Processos da Mormaii. Segundo ele, 32% dos pagamentos da empresa são via Pix; desses, cerca de 40% são feitos por meio de Pix parcelado.
O executivo também destaca o principal motivo que fez a empresa optar por esse meio de pagamento: a liberdade do consumidor. “É muito importante proporcionar isso para os consumidores, nos meios de entrega, na forma de compra e nas formas de pagamento”, completa.

Juanuk ainda cita o parcelamento como outro fator fundamental, uma vez que atende a uma necessidade atual em meio à alta da inflação e ao baixo limite de crédito de grande parte da população. “Os novos meios de pagamento são mais democráticos e includentes”, complementa.
Presente majoritariamente no ambiente online, a Pagaleve pretende também se consolidar como uma alternativa no ponto de venda físico. Para Sacha Juanuk, da Mormaii, a iniciativa fará todo o sentido. “Somos um dos maiores patrocinadores de eventos, e levar essa experiência da Pagaleve para os eventos de surf, corrida ou triatlo pode ser uma bela solução para o meu cliente que está lá”, finaliza.

Novo Mundo

Uma das mais recentes parceiras da Pagaleve é a rede de varejo Novo Mundo, outra empresa que buscava novas formas de pagamento no mercado. Para Matheus Sepulveda, diretor da Novo Mundo Digital, a adoção do método de pagamento vai ao encontro da demanda do consumidor. “O objetivo é sempre trazer as melhores formas de pagamento para nosso usuário e que ele consiga consumir os nossos produtos”, explica.

O diretor destaca que o ticket médio da rede é alto, variando de R$ 800 a R$ 900 dependendo da época, e que é necessário oferecer diversas alternativas para o consumidor fazer o pagamento. “Quanto mais formas de pagamento conseguirmos disponibilizar para nosso cliente final, melhor, porque conseguimos melhorar a conversão”, ressalta.

Nos dois meses de parceria, segundo Sepulveda, as vendas feitas por meio da solução da Pagaleve têm se somado àquelas feitas por outras vias. “Nós tínhamos o receio de ‘roubar’ um pedaço do cartão ou do Pix, mas na verdade conseguimos agregar vendas”, finaliza.

Imagem: Shuttertock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: Brasilbuy now pay laterclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocréditodigitalEconomiaempresasestratégiaexperiênciamarcasmeio de pagamentomeios de pagamentomercadomercado&consumonegóciospagalevepagamentoparcelamentoPIXprodutosserviçostecnologiaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile