Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Estudo mostra o perfil do profissional tech atual

Levantamento visa desmistificar os estereótipos dos profissionais da área tech e mapear seus reais interesses

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Estudo mostra o perfil do profissional tech atual

Há 30 anos, o profissional da área de tech era chamado de ‘nerd’ (no sentido pejorativo da palavra) e carregava estereótipos de uma pessoa introvertida ou superinteligente. Para desmistificar esse tipo de rótulo, a Alura, ecossistema de aprendizado em tecnologia, mapeou os interesses reais desse público e descobriu que muitos são aficionados por computadores de alta performance (86%), fãs de filmes de ficção científica ou fantasia (66%) e heavy metal (47%).

Para Julia Chagas, diretora de marketing da Alura, os dados comprovam que a popularização das formas de entretenimento e a disseminação de informações com os avanços tecnológicos desempenharam papéis cruciais na transformação da percepção do público sobre o setor tech. “A crescente valorização de temas como ficção científica, fantasia e histórias em quadrinhos, por exemplo, permitiu um furo na bolha. Hoje, as pessoas se conectam para falar sobre esses assuntos, compartilhando conhecimentos e encontrando outros que possuem interesses em comum”, diz.

O mapeamento contempla trabalhadores ocupando vagas em webdesign, TI, marketing, design gráfico, design de jogos, ciência, programação e engenharia. O mapeamento ainda buscou compreender hobbies e comportamentos de forma geracional, dito isso, millennials (entre 25 e 34 anos) representam a maior parte da comunidade tech, com 52% de participação, seguidos pela faixa de 35 a 44 anos (22%). Enquanto isso, a geração Z (entre 18 e 24 anos) leva a medalha de bronze, com uma fatia de 20%.

Dentre os Millennials, o público feminino nesta faixa etária é composto por profissionais de negócios; fãs de séries de drama; entusiastas de decorações de casas; fãs de fotografia, adeptas de viagens de luxo e em família; e fashionistas. Já para o público entre 35 a 44 anos representam, a maioria composta pelo público masculino, dentre as principais características estão serem gamers casuais; entusiastas de notícias de entretenimento e de DIY (“Do It Yourself”); fãs de quadrinhos e animação; donos de gatos; e fãs de filmes familiares.

Por fim, a geração Z, outro grupo em que a maior parcela dos profissionais são homens, possuem os seguintes perfis: fãs de futebol; fãs de jogos de aventura e estratégia; fãs de basquete; fãs de games de esporte; frequentemente participam de eventos ao vivo; entusiastas de health & fitness; entusiastas por cozinhar; e fãs de heavy metal, indie rock, rock alternativo, jazz e blues e rap e hip-hop.

Para Chagas, essa interatividade e a paixão em se especializar por determinados tópicos é fundamental para o desenvolvimento de profissionais com diversas habilidades. “É uma comunidade protagonista na evolução e inovação, tanto no mercado de cultura pop quanto no de tecnologia. Isso acontece porque seus membros têm uma curiosidade intelectual, o que impulsiona o aprendizado e a produção de novas tendências, colabora em projetos criativos e influencia na criação de ferramentas de última geração”, conclui.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilclienteClientesCom foto (única)comportamentoconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasITNotícias geraistechtecnologiatecnologia da informaçãoTI

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile