Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

O consumidor busca produtos naturais, clean label, com redução de sódio

Larissa Féria de Larissa Féria
2 de junho de 2025
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 3 minutos
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
[the_ad id="169690"]

Em um momento em que os consumidores buscam mais conexão, autenticidade, prazer e propósito no que consomem, empresas, bares e marcas de alimentos têm apostado em ingredientes regionais, receitas tradicionais e inovação consciente para oferecer experiências que vão além do paladar, trazendo identidade e emoção.

[the_ad id="138406"]

Presente em 16 aeroportos do País com 14 marcas, o grupo Fit quer romper com o estigma da comida de aeroporto como algo frio e industrializado, entregando pratos preparados com ingredientes brasileiros que refletem a cultura local. “A primeira imagem que vem à cabeça é um sanduíche e um salgado. Mas nós temos restaurantes de verdade, com comida fresca. Isso é possível porque temos uma cozinha central que produz e testa tudo”, conta Du Cabral, head de Gastronomia P&D do Grupo Fit.

Para Cabral, o frescor é mais que uma característica: é um valor. “O fresco combina com a verdade. Isso ajuda muito”, disse. A ideia é oferecer uma experiência gastronômica de verdade em ambientes de passagem, provando que é possível comer bem também no aeroporto.

[the_ad id="99067"]

Na Tapí, rede especializada em tapiocas, a ideia de inovar a partir da cultura brasileira permeia todas as decisões da rede, desde o cardápio até o ambiente das lojas. No projeto de atualização do mix de produtos, feito recentemente, a conexão com as raízes nacionais e a escolha criteriosa dos ingredientes foram algumas das principais preocupações.

“O consumidor quer sentir prazer sem culpa. Ele está mais exigente e quer saber a origem daquilo que consome, ler rótulos. Uma das minhas maiores preocupações era não perder nossa identidade nesse processo. A tendência tem que estar alinhada com a essência”, destaca Mariana Ferolla, dona da rede Tapí, que conta com 12 unidades em São Paulo.

Bebidas e ancestralidade em alta

Com a clara tendência de que as pessoas estão bebendo menos e melhor, o mercado de bebidas também vive um momento de valorização do local e do ancestral. “O consumo de álcool está diminuindo, e a busca é por bebidas mais significativas, conectadas com saúde, bem-estar e história”, diz Tábata Magarão, mixologista e sócia do Trinca Bar e Vermuteria.

Nesse cenário, a ancestralidade e a brasilidade se tornam pilares para criar bebidas que falem com o público de maneira afetiva e autêntica. Segundo Tábata, entender a origem e os processos por trás de bebidas como o vermute revela como a humanidade evoluiu na fermentação e destilação. “O vermute não é só o final, ele tem toda uma história. Ele começou como um tônico na Grécia, passou por Roma, chegou à Europa como uma bebida sofisticada e agora a gente tenta traduzir o nosso terroir brasileiro nessa tradição europeia”, diz.

Conexão emocional com ingredientes

Conquistar o consumidor vai muito além do sabor em si. O segredo para um produto realmente se destacar e gerar recompra está na conexão emocional que ele cria com quem consome. “O consumidor busca produtos naturais, clean label, com redução de sódio. Mas o que traz recompra é a conexão. Às vezes, um alimento lembra a infância, as roupas da avó, um prato especial. Essa memória afetiva é fundamental no desenvolvimento”, afirma Bruna Piccolomini, aromista da Kerry.

Bruna compartilhou um case recente de criação de um molho asiático inspirado no sucesso dos doramas (séries coreanas) em parceria com uma rede de hamburguerias. “Criamos um molho adocicado e picante, que ativou esse desejo de experimentar. Foi um sucesso nas redes sociais e nas lojas”, conta.

Os executivos participaram, há uma semana, do Connection Foodservice Day Pós-NRA 2025. O evento foi realizado pela Mercado&Consumo, pela Gouvêa Foodservice e pela Gouvêa Experience para debater as tendências do setor com base no que foi visto na NRA Show em Chicago, nos Estados Unidos, em maio.

Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Próxima Postagem

Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Microsoft pode ter prejudicado concorrência na UE com inclusão do Teams no Office

Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.