Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Visa: Pagamento por aproximação já chega a 67% das transações com cartões no Brasil

Expansão do uso tem sido impulsionada por pequenos comerciantes e pelo transporte urbano

  • de Redação
  • 1 mês atrás
Visa: Pagamento por aproximação já chega a 67% das transações com cartões no Brasil

Os pagamentos com cartões sem contato, apenas com a aproximação, já respondem por 67% das transações com cartões da bandeira Visa no Brasil. A expansão do uso tem sido impulsionada por pequenos comerciantes e pelo transporte urbano, como o metrô do Rio.

Na América Latina, a média de uso do sem contato também está em 70%, mas em alguns países, como o Chile e Costa Rica, o uso chega a superar 90% das transações. Os dados foram divulgados pelo presidente regional da Visa América Latina e Caribe, Eduardo Coelho, em conversa com jornalistas durante evento de apresentação de novos produtos da bandeira, em São Francisco (EUA).

Já no México, país que ainda usa muito o dinheiro em espécie nos pagamentos, e adotou o sem contato depois de outros mercados da região, a participação é menor que a média. Na avaliação de Coelho, com parte da Copa do Mundo ocorrendo no país em 2026 – junto com Estados Unidos e Canadá – a perspectiva é que o uso cresça, não só do sem contato, mas do cartão em geral.

Chegada e crescimento no Brasil

No Brasil, os cartões por aproximação chegaram em 2008, mas foi uns anos depois que começou a deslanchar. Em 2016, a Visa fez um acordo para usar o plástico no metrô do Rio, por conta das Olimpíadas na cidade. O transporte, destaca o executivo, é um dos meios que mais estimulam as pessoas a usarem o cartão por aproximação, pela rapidez da transação e valores menores.

Na pandemia, o uso do cartão por aproximação cresceu de forma considerável, não só no Brasil. Isso porque as pessoas queriam evitar contato com as maquininhas, ressalta a chefe de produtos e inovação da Visa América Latina e Caribe, Romina Seltzer.

Copa do Mundo 2026

No México, a Copa do Mundo de 2026 é vista como uma oportunidade para o uso de meios de pagamentos que não o dinheiro. A Visa tem conversado com membros do governo mexicano para discutir formas de formalizar a economia, com mais comércios aceitando a bandeira Visa.

Em vários países, existem estádios totalmente sem dinheiro (“cashless“), em que tudo é pago com cartão e a ideia é adotar o mesmo no México. Um estádio na cidade de Monterrey, no norte do país, já está se transformando para ser sem o uso do dinheiro.

Segundo Coelho, em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, o turismo cresce não só antes e durante os eventos, mas mesmo um tempo depois de acabarem. E no Rio pode ser observado isso após as Olimpíadas de 2016.

Com informações de Estadão Conteúdo  (Altamiro Silva Junior/O jornalista viajou a convite da Visa).
Imagem: Envato

  • Categories: Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
  • Tags: aproximaçãoBrasilcartãocartõescontactlesscrescimentodigitalEconomiaempresasmarcasmeios de pagamentomercadomercado&consumonegóciospagamentosem contatotecnologiaVisa

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile