Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Visa: Pagamento por aproximação já chega a 67% das transações com cartões no Brasil

Expansão do uso tem sido impulsionada por pequenos comerciantes e pelo transporte urbano

  • de Redação
  • 3 meses atrás
Visa: Pagamento por aproximação já chega a 67% das transações com cartões no Brasil

Os pagamentos com cartões sem contato, apenas com a aproximação, já respondem por 67% das transações com cartões da bandeira Visa no Brasil. A expansão do uso tem sido impulsionada por pequenos comerciantes e pelo transporte urbano, como o metrô do Rio.

Na América Latina, a média de uso do sem contato também está em 70%, mas em alguns países, como o Chile e Costa Rica, o uso chega a superar 90% das transações. Os dados foram divulgados pelo presidente regional da Visa América Latina e Caribe, Eduardo Coelho, em conversa com jornalistas durante evento de apresentação de novos produtos da bandeira, em São Francisco (EUA).

Já no México, país que ainda usa muito o dinheiro em espécie nos pagamentos, e adotou o sem contato depois de outros mercados da região, a participação é menor que a média. Na avaliação de Coelho, com parte da Copa do Mundo ocorrendo no país em 2026 – junto com Estados Unidos e Canadá – a perspectiva é que o uso cresça, não só do sem contato, mas do cartão em geral.

Chegada e crescimento no Brasil

No Brasil, os cartões por aproximação chegaram em 2008, mas foi uns anos depois que começou a deslanchar. Em 2016, a Visa fez um acordo para usar o plástico no metrô do Rio, por conta das Olimpíadas na cidade. O transporte, destaca o executivo, é um dos meios que mais estimulam as pessoas a usarem o cartão por aproximação, pela rapidez da transação e valores menores.

Na pandemia, o uso do cartão por aproximação cresceu de forma considerável, não só no Brasil. Isso porque as pessoas queriam evitar contato com as maquininhas, ressalta a chefe de produtos e inovação da Visa América Latina e Caribe, Romina Seltzer.

Copa do Mundo 2026

No México, a Copa do Mundo de 2026 é vista como uma oportunidade para o uso de meios de pagamentos que não o dinheiro. A Visa tem conversado com membros do governo mexicano para discutir formas de formalizar a economia, com mais comércios aceitando a bandeira Visa.

Em vários países, existem estádios totalmente sem dinheiro (“cashless“), em que tudo é pago com cartão e a ideia é adotar o mesmo no México. Um estádio na cidade de Monterrey, no norte do país, já está se transformando para ser sem o uso do dinheiro.

Segundo Coelho, em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, o turismo cresce não só antes e durante os eventos, mas mesmo um tempo depois de acabarem. E no Rio pode ser observado isso após as Olimpíadas de 2016.

Com informações de Estadão Conteúdo  (Altamiro Silva Junior/O jornalista viajou a convite da Visa).
Imagem: Envato

  • Categories: Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
  • Tags: aproximaçãoBrasilcartãocartõescontactlesscrescimentodigitalEconomiaempresasmarcasmeios de pagamentomercadomercado&consumonegóciospagamentosem contatotecnologiaVisa

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile