Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Modern Farmers’ Market possibilita aos clientes saber a origem de cada produto

Supermercado da Markta, na Áustria, revoluciona o setor de olho na sustentabilidade

  • de Redação
  • 2 meses atrás

O Modern Farmers’ Market, supermercado austríaco da rede Markta, é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.

A Markta GmbH é uma empresa austríaca fundada em 2018 e que começou como uma plataforma online dedicada a promover a agricultura sustentável local. Sua primeira loja física foi aberta em um antigo prédio bancário em Viena, oferecendo uma gama completa de 1.500 itens, incluindo produtos domésticos, de cuidados pessoais e alimentícios de 200 produtores locais.

Seguindo um princípio de “o mais próximo possível, na medida do necessário”, Modern Farmers’ Market seleciona os produtos mais ambientalmente e socialmente responsáveis para a venda. A loja fornece informações sobre as origens dos produtos por meio de QR codes e sinalização. Os clientes podem escanear os códigos para descobrir exatamente de onde os produtos vêm, junto com detalhes sobre os fazendeiros, seus métodos e condições de produção, incluindo histórias pessoais e filosofias.

A loja também oferece experiências interativas, como degustações e workshops com fazendeiros. O design do local apresenta materiais de origem local, como pinho austríaco e elementos reciclados, bem como um layout aberto, semelhante a um mercado, e uma árvore central.

“O Modern Farmers’ Market da Markta está revolucionando as compras de supermercado ao enfatizar a sustentabilidade, o fornecimento local e a educação do cliente. Ao mostrar as origens dos produtos e oferecer insights detalhados sobre os produtores locais, a Markta capacita os compradores a fazer escolhas informadas, ao mesmo tempo em que promove uma conexão mais profunda com seus alimentos. Experiências interativas imergem os clientes nas histórias por trás dos produtos, criando um link direto com os agricultores e artesãos que os produzem. Essa abordagem apoia os produtores locais e aumenta a conscientização sobre sistemas alimentares sustentáveis. O modelo inovador da Markta redefine o varejo de alimentos, misturando educação e sustentabilidade para inspirar mudanças significativas na forma como compramos e nos conectamos com nossos alimentos”, revela o relatório do Grupo Ebeltoft.

Modern Farmers’ Market possibilita aos clientes saber a origem de cada produto

“O modelo inovador da Markta redefine o varejo de alimentos, misturando educação e sustentabilidade para inspirar mudanças significativas na forma como compramos e nos conectamos com nossos alimentos”

Por que é inovador?

Informações sobre produtos

Os QR codes e placas informativas nas prateleiras reduzem o anonimato típico dos ambientes tradicionais de varejo. Eles criam confiança por meio da transparência e educam os clientes sobre o impacto ambiental e social de suas compras.

Conectando clientes com produtores locais

Degustações e workshops conectam clientes com fazendeiros e produtores locais, promovendo um envolvimento mais profundo e fornecendo experiências práticas de aprendizado sobre práticas sustentáveis e as origens de seus alimentos.

Layout inspirado no mercado

O layout da loja imita um mercado de agricultores, incentivando a interação direta com produtos e produtores. A atmosfera aberta aumenta a acessibilidade e cria um ambiente acolhedor, longe dos corredores tradicionais de varejo, assim sinalizando a proximidade com os produtores locais.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Inovação, Notícias, Supermercados
  • Tags: agroalimentaçãoclienteClientescomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoESGMarktamercadonegóciossupermercadosustentabilidadeVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile