Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Huawei vê lucro cair em 2022, mas reitera aposta em pesquisa e desenvolvimento

Companhia revelou que está investindo em pesquisa básica e inovação aberta em áreas como inteligência artificial, armazenamento e compartilhamento de dados em nuvem

Redação de Redação
2 de abril de 2023
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Huawei vê lucro cair em 2022, mas reitera aposta em pesquisa e desenvolvimento

A Huawei, fabricante de equipamentos de telecomunicações, teve lucro líquido de 35,5 bilhões de yuans (US$ 5,1 bilhões) em 2022, recuo de 68,7% na comparação com 2021. Nesse período, a receita líquida totalizou 642,3 bilhões de yuans (US$ 92,379 bilhões), crescimento de 0,9%.

A queda no lucro da gigante chinesa está relacionado, principalmente, ao aumento das despesas com pesquisa e desenvolvimento. Essa rubrica cresceu 13,2% na comparação anual, chegando a 161,5 bilhões de yuans. Os gastos com pesquisa e desenvolvimento foram equivalentes ao recorde de 25,1% da receita ano passado, ante 22,4% no ano anterior.

A companhia explicou que está investindo em pesquisa básica e inovação aberta em áreas como inteligência artificial, armazenamento e compartilhamento de dados em nuvem, componentes automotivos e tecnologias de software fundamentais.

A Huawei montou 86 laboratórios de tecnologia espalhados em diferentes países para estudos de teorias fundamentais e sistemas de tecnologia. A companhia já está trabalhando, por exemplo, em propostas e modelos para o futuro 6G (que será uma evolução da internet móvel 5G).

O grupo também tem buscando expandir o seu portfólio de negócios, que agora cobre o campo de infraestrutura de redes, aparelhos inteligentes, nuvem, energia digital e o recém inaugurada área de soluções para a indústria automotiva.

“Tivemos aumento das despesas com pesquisas, mas acreditamos que esses investimentos vão se traduzir em ganho de competitividade no futuro com melhores produtos e soluções”, afirmou o diretor de comunicação corporativa para América Latina, Michael Chen, em entrevista coletiva à imprensa realizada nesta sexta-feira, 31.

“Vamos continuar a investir porque é essa a nossa estratégia. Queremos melhorar os produtos e serviços que temos”, emendou o vice-presidente de relações institucionais para América Latina, Cesar Funes.

A receita da Huawei junto às operadoras de telecomunicações – suas maiores clientes – cresceu 0,9% em 2022, para 283,9 bilhões de yuans. O crescimento, ainda que moderado, veio de investimentos das operadoras em redes de banda larga e das primeiras instalações do 5G.

A receita do setor corporativo – soluções de tecnologia para empresas em geral – foi a que mais cresceu. O avanço foi de 30%, para 133 bilhões de yuans. Esse movimento foi puxado pelas iniciativas empresariais de transformação digital, automatização de processos e redução de demissões de carbono.

Já a receita do braço voltado aos consumidores caiu 11,9%, para 214,4 bilhões de yuans.

Na segmentação por região, a China se manteve com o maior mercado para a Huawei, respondendo por 63% da receita. Entretanto, o faturamento da companhia no seu país de origem recuou 2,3%.

O maior crescimento regional foi visto no bloco de Europa, Oriente Médio e África, com alta de 13,5%. Esta é a segunda região mais importante para o grupo. No restante da Ásia, a receita caiu 10,5%, enquanto na América subiu 9,1%.

5G na América Latina

A ativação do 5G na América Latina aconteceu com um atraso de aproximadamente dois anos em relação aos países líderes na aplicação dessa nova geração de internet móvel, como China e Coreia do Sul, observou o vice-presidente de relações institucionais para América Latina, Cesar Funes. Na China, por exemplo, o 5G já equivale a 30% da base de celulares.

Pela frente, Funes disse acreditar no desenvolvimento da região. Países como Brasil, Chile, México e República Dominicana já contam com o 5G ativado e outros como o Peru estão se preparando para isso.

Com informações Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O crédito ao consumo pode representar emprego e renda. Mas não na forma atual!

Próxima Postagem

Americanas abre mais de mil vagas temporárias para a Páscoa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Bancos e credores estrangeiros fazem objeções ao plano de recuperação da Americanas

Americanas abre mais de mil vagas temporárias para a Páscoa

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.