Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Pluxee cria programa com startups para implementar soluções contra o desperdício no foodservice

Em parceria com a Yunus Negócios Sociais, iniciativa transformou alimentos excedentes em 481 refeições doadas a ONGs

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Pluxee

A Pluxee e a Yunus Negócios Sociais desenvolveram o Desafio de Inovação Aberta em Redução do Desperdício de Alimentos. No programa, três soluções desenvolvidas por startups foram implementadas em restaurantes e varejistas no período de 12 semanas.

O resultado foi a doação de 481 refeições para ONGs e promoções para cerca de 30 mil produtos próximos do vencimento. O objetivo foi evitar o descarte de alimentos e aumentar o faturamento dos estabelecimentos.

“O programa buscou identificar soluções de impacto socioambiental que pudessem compor o portfólio de vantagens para nossos parceiros ou que se configurassem como um potencial investimento para a empresa. Dessa forma, pudemos contribuir efetivamente com a redução da perda de alimentos”, conta Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor de Estabelecimentos da Pluxee.

Cada uma das soluções apresentadas pelas startups foram implementadas em diferentes estabelecimentos:

Comida invisível

A startup social Comida Invisível ofereceu uma plataforma com métricas e indicadores para empresas gerirem melhor suas perdas e desperdícios e dar o destino correto aos alimentos que perderam o valor comercial.

A solução foi implementada no restaurante Kilão, localizado na Zona Leste de São Paulo, e trouxe a sistematização dos processos, revisão do cardápio e engajamento da equipe. Entre outubro e dezembro de 2023, 97 Kg de comida foi convertida em 481 refeições e 283,7 Kg de CO2 foram recuperados.

Food finder

A Food finder tinha o objetivo de otimizar as compras e aumentar a lucratividade dos restaurantes com a economia circular. As consultorias foram prestadas para o restaurante e pizzaria Quintal Urbano, Pico do Pastel e Joca’s Burguer, todos em São Paulo.

Ao final, foram identificados desperdícios diários equivalentes a mais de R$ 1.500,00, na compra de ingredientes excedentes e organização da cozinha e buffet. Todos os pontos foram ajustados para economia de gastos.

“Às vezes, o desperdício não é percebido, mas, com essa assessoria, percebemos nos mínimos detalhes o quão importante é, até para economizar”, coloca João Pedro Caetano, sócio do Joca’s Burguer.

Why Waste

Com a Why Waste, a solução implementada pela Pluxee foi uma ferramenta de controle de validade e de vencimento de produtos, ajudando as empresas de alimentos a reduzirem as suas perdas. Sempre que um produto cadastrado e monitorado pelo estabelecimento se encontra a 7 dias da data de vencimento, o sistema dispara uma “Solicitação de Rebaixa”. Com o informe de que há produtos em risco de perda de validade, o estabelecimento pode fazer uma ação promocional para desova do estoque.

A solução foi implementada em sete unidades do Fênix Supermercados, localizadas na região litorânea da mata sul de Pernambuco. No total, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, foram realizadas promoções para 28.776 unidades produtos em todas as lojas.

Imagem: Shutterstock 

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilComida InvisíveldesperdícioEconomiaestratégiaexpansãoexperiênciaFood FinderfoodserviceinvestimentonegóciosPluxeeWhy Waste

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile