Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Intermodal South America 2023 tem discussões enriquecidas por participações internacionais

XXVI Conferência Nacional de Logística e a primeira edição do Congresso Intermodal South America contaram com a presença de canadenses, franceses e mexicanos

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Interlog Summit conta com a XXVI Conferência Nacional de Logística e a primeira edição do Congresso Intermodal South America

A grade de conteúdo do Interlog Summit é uma das atrações principais da Intermodal South America 2023, com renomadas presenças nacionais e internacionais. No segundo dia de feira os palcos do evento receberam representantes de países como França, Canadá e México. Os painelistas dividiram suas experiências com os presentes, além de falarem sobre o potencial do Brasil como player internacional do mercado logístico.

O segundo dia da XXVI Conferência Nacional de Logística da Intermodal, evento com curadoria da Abralog e que compõe o Interlog Summit, começou com o Encontro Brasil França, com a temática ‘Compartilhando as Tendências e Práticas no Setor da Logística’. O mediador do painel, Pedro Moreira, presidente da Abralog explicou que, durante a pandemia, a entidade e a associação francesa Afilog estreitaram as relações e assinaram um termo de cooperação para a troca de informações de formas diversas, como palestras, webinars, participações em eventos como a Intermodal, além da troca das boas práticas.

Para Claude Samson, presidente da Afilog, entidade de 22 anos e que reúne mais de 95% da logística local para aproximar as políticas públicas das dinâmicas de mercado, a logística é o ‘sistema sanguíneo’ da economia em qualquer país. “Em função da própria pandemia, o governo Macron passou a dar atenção à logística como nunca, porém há sempre a necessidade de envolver a municipalidade nesses assuntos para avançarmos”, comentou.

Diana Diziain, diretora executiva da Afilog explicou que os desafios dos entrepostos na França hoje estão entre a restrição ao consumo de terrenos por causa da agricultura e do impacto ambiental. “Inclusive por causa do fluxo de caminhões em áreas de entrepostos, a questão ambiental fala alto”, disse.

Ricardo Antoneli, SVP Desenvolvimento de Negócios e Investimentos da GLP Brasil, complementou o comentário, lembrando que muitas vezes a questão ambiental retarda processos. “Uma licença, às vezes gera atrasos em novas obras, o que atrasa o desenvolvimento como um todo”, disse.

Tecnologia em destaque na Intermodal

No segundo dia de palestras da primeira edição do Congresso Intermodal, a tecnologia teve espaço de destaque. Um painel mediado por Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú, trouxe cases e experiências de sucesso sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento da indústria marítima e portuária nacional.

“Temos capacidade tecnológica para influenciar o mundo, só precisamos de apoio e segurança regulatória”, destacou Vinicius Patel, COO do Porto do Açu. De acordo com Patel, a colaboração das autoridades e a união setorial é imprescindível para a implantação de inovações no segmento. Ele ressalta ainda que essa é uma forma de reduzir amplos custos no setor, como o Custo Brasil.

A aplicação de políticas de ESG aliada à tecnologia foi um ponto de consenso entre os palestrantes. “Não tem como falar em inovação sem falarmos em ESG. A Hidrovias do Brasil já nasceu com essa veia e queremos investir cada vez mais. Hoje, nossa empresa recebeu o primeiro barco elétrico da companhia, uma conquista muito importante”, disse Mariana Yoshioka, diretora de engenharia e inovação da Hidrovias do Brasil. Yoshioka lembrou ainda que o Brasil explora apenas 30% do seu potencial de hidrovias, um modal eficiente, ecológico e com potencial de competitividade, uma vez que emite ⅓ do total de carbono emitido em outros modelos. A empresa apresentou na Intermodal algumas soluções em curso, como o uso de inteligência artificial para aprimoramento de rotas, economia de combustível, segurança e monitoramento.

Também participaram do painel Guilherme Rosetti, sócio-fundador da Argonáutica e Eduardo Valença, diretor de transformação digital da Wilson Sons.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Economia, Logística, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoempresasestratégiafeitainovaçãoIntermodalLogísticalogística internacionalprodutostecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile