Varejista americana Carter’s desembarca no Brasil

Carters
[the_ad id="169690"]

O Grupo Guararapes, controlador da Riachuelo, anunciou recentemente que passará a operar com exclusividade no Brasil a marca de moda infantil dos Estados Unidos Carter’s por um período inicial de dez anos.

[the_ad id="138406"]

O contrato, segundo Flávio Rocha, que preside o conselho administrativo da Guararapes, envolve a estruturação de uma cadeia de lojas físicas espalhadas por diferentes regiões do país, a começar pelo estado de São Paulo.

As primeiras unidades da Carter’s serão inauguradas ainda este ano, mas as datas e o número preciso de unidades só devem ser divulgados a partir de abril, quando os detalhes do contrato serão definidos.

[the_ad_group id="11688"]

Rocha adiantou que as unidades da Carter’s terão atuação independente da Riachuelo, que hoje já vende roupas infantis da marca americana. “Serão lojas com identidade própria, com tamanhos entre 80 e 100 metros quadrados, instaladas principalmente em shoppings”, diz.

A ideia é que essas unidades operem como lojas satélites em shoppings nos quais a Riachuelo já tem bons resultados como âncora.

“Vamos manter os corners da Carter’s nas unidades da Riachuelo e com as lojas próprias [da marca americana] vamos conseguir expandir, saindo dos primeiros passos e oferecendo peças até o juvenil”, diz Rocha.

Segundo ele, existe a possibilidade de “abrir ainda mais o leque de marcas”. A Carter’s também detém as marcas OshKosh B’gosh, Child of Mine e Skip Hop, todas de moda infantil e para bebê.

O grupo Guararapes também irá controlar o e-commerce da marca americana aqui no país.

No Brasil, o mercado de moda infantil tem mostrado crescimento consistente. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), esse segmento avança em média 6% ao ano e hoje representa cerca de 15% do setor de moda.

Namoro antigo

O processo de expansão internacional da Carter’s começou em 2012, quando instalou suas primeiras unidades no Canadá. O Brasil fazia parte dos seus planos desde aquela época, mas a marca americana sempre considerou elevados os custos para abertura de lojas no país.

Então, usou outra abordagem. Em 2015 firmou parceria com a Riachuelo e passou a comercializar seus produtos em espaços exclusivos nas unidades da varejista brasileira.

Kevin Corning, então vice-presidente sênior da Carter’s, disse que o acordo fechado com a Riachuelo serviria como sondagem para avaliar a possibilidade de se abrir lojas próprias no futuro.

Corning, que deixou a Carter’s no início de 2019, justificou essa estratégia afirmando, lá em 2015, que “o Brasil é um país complicado para se abrir lojas e o aluguel em shopping é muito caro.”

Cinco anos depois, um novo acordo com a Riachuelo permitirá aos consumidores brasileiros terem acesso a uma rede de lojas físicas da marca americana.

Fundada em 1865 em Massachusetts, a Carter’s é a maior empresa de moda para bebês e crianças dos Estados Unidos. Possui mais de 1,1 mil lojas próprias nos Estados Unidos, Canadá, México, entre outros países.

Com informações do jornal Diário do Comércio
* Imagem reprodução

Sair da versão mobile