Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Mesmo com lojas físicas abertas, vendas do varejo online sobem 54% em dezembro

Redação de Redação
2 de fevereiro de 2021
no Consumo, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

As vendas varejistas realizadas pela internet seguem em expansão no Brasil. No mês de dezembro de 2020, elas registraram alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento, considerando a mesma base comparativa, teve crescimento de 55,74%.

Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust/Movimento Compre & Confie.

“Mesmo com a flexibilização e a abertura das lojas do varejo físico para um cenário mais semelhante ao observado antes da pandemia, os dados de dezembro comprovam que as compras online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros. O forte crescimento das vendas de Natal ajudou para que o resultado consolidado do ano realmente fosse um sucesso para o setor”, afirma o coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e fundador do Neotrust/Compre & Confie, André Dias.

Apesar da boa evolução, as vendas no e-commerce registraram queda de 27,16% na comparação entre dezembro e novembro de 2020. No acumulado do ano, por sua vez, elas fecharam com índice positivo: a tal foi de 73,88%.

Maior alta foi no Nordeste

Considerando-se separadamente as regiões brasileiras, o Nordeste foi aquela que registrou os melhores índices em dezembro, com alta de 77,63% nas vendas do varejo eletrônico. Em seguida, aparecem Sul (66,22%), Sudeste (48,32%), Centro-Oeste (46,99%) e Norte (39,25%). No ano, mais uma vez, o destaque ficou para o Nordeste (alta de 100,34%), seguido por Sul (79,22%), Norte (73,24%), Centro-Oeste (72,87%) e Sudeste (68,74%).

O faturamento do comércio eletrônico, na comparação entre dezembro e novembro, também registrou variação negativa, neste caso de 38,06%. Mais uma vez, no acumulado do ano, houve alta – de 83,68%.

O e-commerce representou, em novembro de 2020, 14,4% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, a participação do e-commerce no comércio varejista correspondeu a 9,3%. Esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 15 de janeiro.

De acordo com a mesma pesquisa, em novembro, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,8%); móveis e eletrodomésticos (25,9%); e tecidos, vestuário e calçados (11,8%). Na sequência, aparecem artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,5%), outros artigos de usos pessoal e doméstico (7,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,3%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%).

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online, o que representa uma alta de 0,5 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior (17,9%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (13,7%), houve crescimento de 4,7 pontos porcentuais.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Nescau compara vida de jovem à de canudo deixado no mar por 20 anos

Próxima Postagem

Via Varejo lança plataforma de logística para lojas próprias e parceiras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mercado Livre, Shopee e Amazon lideram ranking de e-commerce no Brasil
E-commerce

E-commerce nacional movimentou R$ 225 bi em 2024; MPEs foram responsáveis por 30%, aponta MDIC

24 de junho de 2025
Shopee expande seção de Lojas Oficiais da plataforma com LG e Mobly
E-commerce

Shopee amplia entrega rápida para Rio de Janeiro e Belo Horizonte

24 de junho de 2025
Tecnologia

Infobip lança plataforma de IA que conecta marketing, vendas e suporte

24 de junho de 2025
Brasil gripe aviária
Economia

Gripe aviária: após reconhecimento da OMSA, países retomam importação de frango brasileiro

24 de junho de 2025
Atacarejo, desconto e warehouse clubs: a força do varejo de valor
Varejo

Vendas do varejo e serviços cresceram 8,1% no feriado de Corpus Christi de 2025 ante 2024

24 de junho de 2025
Franquias

Giraffas aposta em franquia de sobremesas e entra no mercado de açaí

24 de junho de 2025
Tecnologia

Menos dinheiro em loja, mais segurança: o avanço do autoatendimento no varejo

24 de junho de 2025
Varejo

Riachuelo leva moda, cultura e experiência imersiva a seis cidades do Brasil

24 de junho de 2025
Próxima Postagem
Via amplia opções de troca para compras feitas pelos canais digitais

Via Varejo lança plataforma de logística para lojas próprias e parceiras

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.