#Repense a gestão comercial

#Repense a gestão comercial
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Uma das atitudes mais saudáveis e rentáveis para qualquer organização é rever sua atuação comercial. Esse repensar, passa sem dúvida alguma sobre o que o produto ou serviço oferece, de fato, para o mercado e as pessoas. Sem essa visão clara do “porquê” vendemos, os “comos” ficam pouco identificáveis.

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O repensar da gestão comercial depende única e exclusivamente dos esforços internos e está no controle dos administradores de qualquer organização.

A gestão comercial deve adaptar-se aos novos desafios de mercado, da comunicação, do marketing, das fusões, dos novos hábitos de consumo e de novas estratégias elencadas como fundamentais naquele momento da empresa e da economia, seja pela busca de ganho de mercado (aumento de receita) ou pela qualificação da venda (ampliação de margem)

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Reorganizar suas ações comerciais significa buscar maior eficiência, melhores custos para servir, aumento de performance, flexibilidade para crescer e alcançar escalabilidade.

Antes de mais nada, o exercício de rever a gestão comercial deveria preferivelmente considerar uma visão externa, agnóstica, sem viés e especializada.

A revisão da gestão comercial proporciona o momento ideal para romper silos internos, sim, aqueles que paralisam novas iniciativas e tendem a trabalhar com fórmulas que um dia deram certo.  Co-construir novos modelos de atuação transversalmente se impõe neste novo contexto desafiador. Verticais de trabalho não conseguem responder a contento e com agilidade ao mercado.

Risco?

Como dito acima, um bom começo é o entendimento da visão estratégica do negócio (o porquê vendemos). A partir daí, um assessment honesto e a gestão olhando-se para dentro e fora (concorrentes, mercado e clientes), identificando “gaps” e oportunidades sustentadas por um plano econômico-financeiro coerente podem ser um bom exercício.

Exercícios desta natureza costumam ser rápidos na execução, porém, longevos em termos de resultados. Outro fator a considerar são os novos players, que surgem em uma velocidade jamais vista, desafiando o status quo dos negócios atuais.

As fronteiras regionais já não protegem ou garantem sobrevida. Elas caíram com a transformação digital, marketplaces, canais de comunicação e hiperconveniência.

A gestão comercial que não considerar esses fatores sofrerá para ter relevância e sucesso.

Considero três pilares urgentes que devem ser repensados, priorizados e revisados na gestão comercial:

Considerando a rápida evolução do mercado em termos de digitalização, transformando negócios, propostas de valor e ofertas, repensar a gestão comercial é premente!

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

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