Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Padarias foram principal escolha para consumo presencial de almoço no 1º semestre

Entre os pedidos no sistema delivery, a culinária brasileira foi a mais requisitada

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Padarias foram principal escolha para consumo presencial de almoço no 1º semestre

A closeup of roasted meat with sauce, vegetables and fries in a plate on the table

Um levantamento realizado pela marca de benefícios de alimentação e refeição Ticket revela que as padarias foram os estabelecimentos mais frequentados durante o primeiro semestre do ano entre os locais que vendem comida pronta. A categoria só não esteve no topo do ranking no mês de fevereiro, quando cedeu o lugar aos restaurantes de culinária brasileira.

O estudo, que tem como objetivo traçar o perfil de alimentação dos trabalhadores brasileiros, analisou as preferências dos 7 milhões de usuários de benefícios da Ticket com base nas transações presenciais e em pedidos por delivery.

“Esse resultado revela que uma parcela dos trabalhadores segue em home office e que isso traz a necessidade de buscar alternativas de almoço presencial em estabelecimentos localizados nos bairros residenciais, como as padarias. Isso se reflete diretamente no diagnóstico. Prova disso é que, quando consideramos apenas os pedidos delivery, o consumo em padarias cai para a quinta colocação”, analisa Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.

 

Quando os dados são avaliados de forma regional, o cenário permanece o mesmo. Enquanto o consumo presencial em padarias aparece em primeiro lugar em seis Estados, quando é analisada apenas a quantidade de pedidos em aplicativos de comida, ele não lidera o ranking em nenhum deles. “Enquanto em Alagoas, por exemplo, o consumo presencial em padarias está em primeiro lugar, a categoria sequer aparece entre os oito tipos de culinária mais pedidos no sistema delivery. O mesmo ocorre no Distrito Federal, em que a categoria se destaca nas compras in loco, enquanto nos pedidos online ela aparece apenas na sétima colocação”, comenta Gomes.

Alguns Estados também se destacam por não ter a padaria como um dos tipos de culinária mais requisitados, divergindo da avaliação nacional. É o caso do Rio de Janeiro, onde o consumo presencial no estabelecimento aparece na quarta posição, e na sexta entre os pedidos delivery. “O Rio de Janeiro é o que menos consome em padarias, entre todos os Estados da Região Sudeste”, revela o diretor-geral da Ticket. Situação semelhante ocorre no Maranhão, que tem o consumo em padarias na sexta colocação, tanto nas compras presenciais quanto nos pedidos online.

O levantamento também revelou que os tipos de culinária que aparecem na sequência na lista consumo presencial, são: brasileira, lanchonete, fast-food, pizzaria, carne, cafés e doces, e italiana. Já quando avaliados os pedidos no sistema delivery no mesmo período do ano, a culinária brasileira lidera a quantidade de compras, seguida de lanchonete, pizzaria, fast-food, padaria, carne, japonesa (que não aparece entre as primeiras colocadas no consumo presencial) e cafés e doces.

Imagem:  Freepik

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: . jantaralmoçoBrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoCOVID-19digitalEconomiaempresasfoodservicelojalojasmarcasmercadomercado&consumopadariapadariaspandemiapresencialrefeiçãoticketvarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile