Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

EUA: redes de fast food se unem para derrubar lei da Califórnia sobre novo mínimo

Coalizão "Save Local Restaurants" levantou US$ 12,7 milhões para combater "Fast Recovery Act"

  • de Redação
  • 3 anos atrás
EUA: redes de fast food se unem para derrubar lei da Califórnia sobre novo mínimo

McDonald’s, Starbucks, Chipotle Mexican Grill e outras grandes redes de restaurantes estão se unindo para gastar milhões de dólares para tentar derrubar uma nova lei da Califórnia (EUA) que poderia definir o salário mínimo do Estado para a indústria de fast food em até US$ 22 por hora no próximo ano. A coalizão “Save Local Restaurants” disse na sexta-feira (30) que levantou US$ 12,7 milhões para combater a lei, conhecida como “Fast Recovery Act”.

Marcas corporativas contribuíram com US$ 9,9 milhões e franqueados individuais doaram US$ 2 milhões, incluindo proprietários de redes KFC e McDonald’s. As associações comerciais respondem pelo resto, segundo a coalizão. “Os californianos vão arcar com o custo desta nova lei, então é justo que eles digam se ela deve ser mantida”, disse Matthew Haller, presidente da Associação Internacional de Franquias.

Gavin Newsom, porta-voz do governador da Califórnia e um democrata que assinou o “Fast Recovery Act” em lei em 1º de setembro, não quis comentar.

O McDonald’s contribuiu com cerca de US$ 360 mil, enquanto vários franqueados individuais da rede doaram separadamente milhares de dólares cada. Burger King, Subway e Domino’s Pizza doaram US$ 250 mil cada, enquanto Wendy’s contribuiu com US$ 150 mil, mostra o arquivo.

O salário mínimo atual da Califórnia é de US$ 15 por hora e deve aumentar em US$ 0,50 no próximo ano. A lei exige que a Califórnia crie um conselho de dez pessoas, incluindo trabalhadores, representantes sindicais, empregadores e defensores de empresas, que poderia definir um salário mínimo para trabalhadores de fast food no próximo ano de até US$ 22 e reajuste anual com base na inflação.

A lei se aplicaria a redes de fast food com mais de 100 locais em todo o país. Também proíbe os operadores de retaliar funcionários que fizerem reclamações e estabelece estrutura para a reintegração de salários atrasados ou emprego para aqueles que o fizerem.

Os opositores precisarão enviar cerca de 623 mil assinaturas de eleitores válidas até 4 de dezembro para suspender a lei e se qualificar para um referendo na votação de novembro de 2024, segundo o Estado. Os apoiadores do referendo geralmente gastam milhões de dólares na Califórnia para reunir as assinaturas necessárias para entrar nas urnas e normalmente precisam coletar mais do que o mínimo, pois funcionários eleitorais podem desqualificar algumas.

Os defensores da lei também precisam coletar assinaturas de dez mil funcionários de restaurantes de fast food para estabelecer oficialmente o conselho. O Sindicato Internacional dos Empregados de Serviço, que deve desempenhar um grande papel na coleta de assinaturas, se recusou a comentar sobre seus esforços.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãobares e restaurantesCalifórniacoronavírusCOVID-19criseEconomiaempresasEUAfast foodfoodservicemercadomercado&consumonegóciospandemiaprodutosrestaurantesserviços

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile