As inscrições para o Retail Tech Awards – 10 Years Ahead, ação que vai reconhecer startups que antecipam tendências no varejo, foram prorrogadas até o dia 10 de setembro. A banca final será realizada no dia 17 de setembro, durante o Latam Retail Show sponsored by IBM. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 18, encerrando o maior evento B2B de varejo da América Latina.
A premiação é promovida pela Gouvêa Experience em parceria com o Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha, do Insper, e a Tata Consultancy Services (TCS). O objetivo é valorizar empresas jovens com projetos capazes de gerar impacto real e antecipar tendências que tornem o varejo mais eficiente, sustentável e digital.
Quem pode participar?
Para participar do Retail Tech Awards, as empresas precisam se encaixar nos seguintes critérios:
- Startups latino-americanas de base tecnológica;
- Até 7 anos de operação completos até a data de inscrição;
- Receita bruta anual de até R$ 15 milhões;
- Receita recorrente mínima de R$ 50 mil mensais, mantida por pelo menos seis meses.
Além disso, os projetos inscritos devem se encaixar em pelo menos um dos seguintes segmentos-foco:
- Canais de revenda internos (in-house resale);
- Parcerias DTC e omnicanal;
- Automação e Inteligência Artificial (IA) generativa;
- Jornadas omnicanal conectadas;
- Privacidade e uso de dados próprios (first-party data);
- Consumo consciente e economia circular;
- Modelos de pagamento inovadores;
- Realidade estendida;
- Experiências imersivas.
As startups serão avaliadas por uma banca formada por especialistas, levando em consideração critérios como performance, adaptabilidade, resiliência, diversidade, além da inovação e relevância da solução, aplicabilidade e casos de uso, impacto da solução, resultados alcançados e potencial futuro.
Premiações
Os finalistas do Retail Tech Awards contarão com espaço de exposição no Latam Retail Show sponsored by IBM, mentoria preparatória e divulgação nas redes dos organizadores.
A vencedora terá destaque em um pitch no palco do evento antes do painel de encerramento e exposição ampliada na feira., além de um troféu digital e selo de reconhecimento.
Receberá, ainda, apoio em aceleração pelo programa TCS AI-Powered Research & Innovation Center São Paulo. “Ofereceremos o espaço físico durante 3 meses para a startup, expondo- a aos experts da TCS e do Insper para poder desenvolver e melhorar seu desempenho. Teremos o envolvimento de um de nossos especialistas em IA, a depender do tema que a startup desenvolver. Poderemos também apresentar a startup a clientes nossos, onde veremos o que pode ter sinergia com ela”, diz Francois Dossa, diretor-executivo da TCS Latam.
A grande vencedora do Retail Tech Awards também terá uma conexão com a rede internacional do TCS Pace. “No fim do nosso programa de aceleração local, apresentaremos a startup aos demais TCS Pace ao redor do mundo, para que vejam a sinergia potencial com seus clientes deles e assim, apoiar em mais um processo de melhoria e conexões”, complementa o executivo.
10 anos de Latam Retail Show
O Latam Retail Show sponsored by IBM chega à décima edição como o principal evento B2B de varejo, consumo e serviços aos clientes da América Latina. O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é media partner e fará uma cobertura especial e em tempo real, com reportagens em texto e vídeo, gravações de podcasts e posts nas redes sociais.
No total, mais de 250 palestrantes subirão ao palco do evento para debater inovação, transformação digital, experiência do consumidor e performance operacional em mais de 100 horas de conteúdo.
“A 10ª edição marca uma nova fase. O evento evoluiu junto com o setor, antecipando tendências e promovendo conexões que moldam o futuro do varejo. Neste ano, trazemos o conceito de ‘metafusão’ como resposta às exigências de transformação profunda e colaborativa dos negócios. É uma celebração da jornada e uma visão do desenho futuro”, destaca Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo.
A expectativa é reunir mais de 4 mil congressistas. Com curadoria de grandes nomes do varejo nacional, o conteúdo será estruturado em quatro trilhas temáticas:
- Trilha Canais e Clientes: abordará a evolução dos pontos de contato com o consumidor, com foco em omnicanalidade, espaços físicos, hiperpersonalização e expansão de mercados e receitas.
- Trilha Marketing + Vendas: o debate será centrado em como vender mais, por meio de estratégias como design de loja, growth, fidelização, times de alta performance, colaborações e construção de marca.
- Trilha Eficiência Operacional: tratará do crescimento sustentável a partir da entrega de serviços, gestão tributária, meios de pagamento, crédito e resiliência em tempos de permacrise.
- Trilha Inovação e Tecnologia: trará cases reais e reflexões sobre como estimular a inovação e explorar o potencial das tecnologias emergentes, com destaque para a inteligência artificial no desenvolvimento dos negócios.
Este será o primeiro ano da premiação Retail Tech Awards – 10 Years Ahead.
Imagem: Envato