Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Mais jovens estimulam retomada do consumo de alimentos fora do lar

Tendência foi puxada pela retomada da vida social

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Mais jovens estimulam retomada do consumo de alimentos fora do lar

Com o avanço da vacinação no País, o consumo de alimentos fora de casa começou a crescer a partir de abril, embora ainda não tenha retomado aos volumes pré-pandemia. A tendência teria sido puxada especialmente pelo comportamento dos mais jovens, que retomaram a vida social, enquanto os sêniores ainda se resguardam no isolamento. É o que aponta a segunda edição de 2021 do estudo Consumer Insights, da Kantar.

No segundo trimestre deste ano, o estudo mostrou que o consumo  de alimentos fora do lar foi opção majoritariamente dos jovens entre 18 e 29 anos, de classes AB e C, principalmente aos finais de semana. “Essa faixa etária foi a única que contribuiu positivamente para o cenário fora do lar (+0,8%) e suas principais escolhas foram os bares, que representaram 4,2% deste crescimento, e fast food (2,7%)”, diz um trecho da pesquisa.

Em contraposição, os maiores de 50 anos resguardaram-se, com uma retração em valor de 26,3% no consumo fora do lar no mesmo período.

Baixa renda ainda não avançou

Entre os jovens de classes mais baixas o consumo fora do lar também não avançou. “Apesar da prorrogação do auxílio emergencial, a quantidade de famílias que receberam o benefício foi menor, assim como os valores, o que não trouxe um impacto positivo no consumo”, prossegue a análise.

Para ilustrar as dificuldades pelas quais passam jovens de baixa renda, o trabalho da Kantar destaca que 17% dos lares brasileiros contam com ao menos uma pessoa que perdeu o trabalho após o início da pandemia. Desse total, nada menos do que 80% são lares da classe CDE.

“O consumo fora do lar vai voltar, porém vemos que os fatores renda e preço são as novas variáveis que afetam a velocidade e as escolhas na retomada desse consumo, além dos ciclos de lockdown. As estratégias devem considerar a retomada em etapas e será necessário entender o mercado para criar ocasiões de acordo com os diferentes perfis, necessidades, canais e dias de consumo” explica Renan Morais, Gerente de Soluções da Kantar.

Imagem: BigStock

  • Categories: Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãobaresBrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasexperiênciafoodservicemarcaspandemiaprodutosrestaurantesserviçosvendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile