Mais jovens estimulam retomada do consumo de alimentos fora do lar

Tendência foi puxada pela retomada da vida social

Mais jovens estimulam retomada do consumo de alimentos fora do lar

Com o avanço da vacinação no País, o consumo de alimentos fora de casa começou a crescer a partir de abril, embora ainda não tenha retomado aos volumes pré-pandemia. A tendência teria sido puxada especialmente pelo comportamento dos mais jovens, que retomaram a vida social, enquanto os sêniores ainda se resguardam no isolamento. É o que aponta a segunda edição de 2021 do estudo Consumer Insights, da Kantar.

No segundo trimestre deste ano, o estudo mostrou que o consumo  de alimentos fora do lar foi opção majoritariamente dos jovens entre 18 e 29 anos, de classes AB e C, principalmente aos finais de semana. “Essa faixa etária foi a única que contribuiu positivamente para o cenário fora do lar (+0,8%) e suas principais escolhas foram os bares, que representaram 4,2% deste crescimento, e fast food (2,7%)”, diz um trecho da pesquisa.

Em contraposição, os maiores de 50 anos resguardaram-se, com uma retração em valor de 26,3% no consumo fora do lar no mesmo período.

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Baixa renda ainda não avançou

Entre os jovens de classes mais baixas o consumo fora do lar também não avançou. “Apesar da prorrogação do auxílio emergencial, a quantidade de famílias que receberam o benefício foi menor, assim como os valores, o que não trouxe um impacto positivo no consumo”, prossegue a análise.

Para ilustrar as dificuldades pelas quais passam jovens de baixa renda, o trabalho da Kantar destaca que 17% dos lares brasileiros contam com ao menos uma pessoa que perdeu o trabalho após o início da pandemia. Desse total, nada menos do que 80% são lares da classe CDE.

“O consumo fora do lar vai voltar, porém vemos que os fatores renda e preço são as novas variáveis que afetam a velocidade e as escolhas na retomada desse consumo, além dos ciclos de lockdown. As estratégias devem considerar a retomada em etapas e será necessário entender o mercado para criar ocasiões de acordo com os diferentes perfis, necessidades, canais e dias de consumo” explica Renan Morais, Gerente de Soluções da Kantar.

Imagem: BigStock

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