Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Panvel lança Sofia, ferramenta que utiliza IA para fornecer informações sobre medicamentos

A expectativa de que todas as farmácias da rede implementem a ferramenta até o fim do mês

  • de Redação
  • 12 meses atrás
Panvel

A Panvel planeja introduzir uma nova ferramenta em todas as suas unidades. Com o nome Sofia (de Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial), o projeto utiliza inteligência artificial generativa para auxiliar os colaboradores em diversos aspectos do atendimento, desde interações medicamentosas até orientações normativas da Anvisa.

Sofia é baseada em uma abordagem multimodelos, integrando GPT e Claude, permitindo a comunicação entre diferentes inteligências artificiais. A combinação de tecnologias assegura atualização contínua e aprimoramento, adaptando-se às necessidades específicas do setor farmacêutico. Desenvolvida pelas equipes de Inteligência Artificial e Ciências de Dados da Panvel, a ferramenta foi customizada para fornecer informações precisas e confiáveis sobre medicamentos e procedimentos da empresa.

O projeto piloto teve início em abril em cinco farmácias de Porto Alegre e, rapidamente, expandiu para 150 lojas. Atualmente, 400 unidades já utilizam a Sofia, com a expectativa de que todas as farmácias da rede implementem a ferramenta até o fim do mês. A recepção dos atendentes tem sido positiva, com um crescente volume de interações, exemplificado por 1800 mensagens recebidas em apenas dois dias de junho.

“Nosso trabalho foi fazer com que a ferramenta gerasse não apenas respostas relevantes, mas tecnicamente corretas e úteis para os colaboradores atenderem cada vez melhor nossos clientes”, explica Alexandre Arnold, diretor de Tecnologia e Inovação da companhia.

A plataforma também permitirá futuras integrações com outros sistemas da empresa, facilitando diversas tarefas e melhorando a eficiência operacional. A customização da tecnologia vai aproveitar todas as informações que a Panvel já consegue armazenar e fará um cruzamento de dados.

Além da Sofia, a Panvel está desenvolvendo outros projetos de inovação, como mecanismos de avaliação de tipo de público por loja, elasticidade de preço e vitrine de recomendação de produtos por cliente.

“Estamos utilizando recursos de inteligência artificial para garantir um estoque adequado e atender melhor nossos clientes. Com base em dados gerados por eventos do sistema nos pontos de venda, a IA identifica falhas de estoque e detecta a demanda por produtos que não estão no mix da loja, sugerindo essas ações para o time de gestão de estoque. Isso resulta em um atendimento ao cliente mais eficiente e satisfatório.”, comenta Raphael Monteiro, gerente de Arquitetura, Dados e IA.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcrescimentodigitalempresasestratégiaexpansãoinovaçãoinvestimentolojalojasmarcasomnichannelonlinepanvelvarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile