Estudo mostra retomada do setor de alimentos

Após mais de um ano do início da pandemia, indústria e empresas ganham fôlego com mudança do comportamento do consumidor

Selective focus to smartphone in hand to scan QR code on tag with blurry food, dessert and customers in restaurant to accepted generate digital pay without money. Qr code payment concept.

O setor de alimentos e bebidas está no processo de retomada de crescimento, em que indústrias e empresas que atravessam o atual momento ganham fôlego com o comportamento do consumidor favoravelmente alterado durante a crise. É o que mostra um estudo feito pela KPMG para analisar os padrões de retomada dos 40 principais setores da economia brasileira após mais de um ano do início da pandemia da covid-19.

Entre os principais desafios apontados pelo estudo, as medidas de restrição de circulação ainda vigentes foram as que transformaram mais profundamente os hábitos dos consumidores, que seguem preocupados com a segurança e utilizam os canais digitais mais intensamente. Com o crescimento online, impulsionados por conteúdo de qualidade e influenciadores, tornou-se fundamental reavaliar os meios tradicionais e consolidar novos modelos de omnichannel.

“Neste contexto, a pesquisa apontou um cenário em que não só há mais foco no consumo de produtos essenciais, especialmente durante a quarentena, mas também na compra de produtos que tragam bem-estar no lar, que passou a ser o novo centro de convivência”, analisa o sócio-líder do setor de alimentos e bebidas da KPMG no Brasil, Mauricio Godinho.

[the_ad_group id="11688"]

Com relação às tendências para o setor, o relatório apontou a real preocupação com reputação, marca e sustentabilidade, além de iniciativas que estimulem determinados conceitos. ESG (governança ambiental, social e corporativa), consumo consciente e a economia circular estão entre eles.

O estudo indica mais alguns tópicos prioritários com relação à nova realidade do setor de alimentos e bebidas:

Clique aqui e confira o documento completo.

Com informações de FoodBiz

Imagem: Bigstock

Sair da versão mobile