Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Pix se consolida como principal meio de pagamento no Brasil

Inovações miram controle financeiro, menor burocracia e ampliação da inclusão bancária

  • de Redação
  • 1 mês atrás
Pix

O sistema de pagamentos instantâneos Pix ultrapassou quatro anos de operação com mais de 156 milhões de usuários pessoas físicas e 15,2 milhões de empresas cadastradas, segundo dados do Banco Central. Lançado em novembro de 2020, o Pix já é utilizado por 73% dos brasileiros como principal meio de pagamento, à frente de cartão de débito (60%), crédito (53%), dinheiro em espécie (42%) e carteiras digitais (11%), conforme a pesquisa “Brasilidades – Quantos Brasis cabem no Brasil?”, realizada pela MindMiners.

Novas funcionalidades, como o Pix por Aproximação (lançado em abril de 2025), Pix Automático e Pix Parcelado (previsto para setembro), estão entre as inovações previstas para o sistema. De acordo com Murilo Rabusky, diretor de Negócios da Lina Open X, “esse protagonismo do Pix reflete uma mudança de comportamento importante, especialmente entre os mais jovens e microempreendedores. A simplicidade da ferramenta tem sido determinante para impulsionar pequenos negócios, ampliar o acesso ao sistema bancário e estimular a digitalização da economia”.

As novas ferramentas devem ampliar as possibilidades de uso da plataforma. Rabusky avalia que “a adesão massiva à tecnologia revelou uma demanda crescente por soluções mais práticas, acessíveis e completas. As pessoas não queriam apenas transferir dinheiro instantaneamente, elas passaram a buscar alternativas para parcelar, programar e automatizar pagamentos”.

Para empresas, o sistema oferece alternativas como o Pix por Aproximação, que permite pagamentos via tecnologia NFC, e o Pix Automático, que substituirá o débito automático. Rabusky afirma que “essas inovações trazem benefícios diretos para as empresas como redução de custos, segurança nas transações e mais controle de fluxo de caixa. Já para os consumidores, o Pix representa mais autonomia financeira, praticidade e inclusão. O Pix virou sinônimo de acesso. Ele incluiu milhões de pessoas no sistema bancário e agora entra no campo do planejamento financeiro do brasileiro, especialmente dos que nunca tiveram um cartão de crédito ou conta digital”.

A ferramenta permite ainda transações por meio de QR Code, códigos copiados e colados, agendamento de pagamentos e transferências entre contas 24 horas por dia. Segundo Rabusky, “essas inovações tornam o sistema mais eficiente, seguro e acessível tanto para consumidores quanto para empresas e consolidam o Brasil como um dos líderes globais em inovação bancária. Ao evoluir continuamente de acordo com o comportamento do consumidor, o Pix reafirma seu papel como motor da inclusão, da inovação e da competitividade no sistema financeiro nacional”.

Imagem: Freepik

  • Categories: Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: BrasilcrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoFaturamentoinvestimentomarcasmeios de pagamentomercadonegóciosPIX

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile