Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Neuroskills e selfskills: alta performance e excelência na modernidade

Rodrigo Maia dos Santos de Rodrigo Maia dos Santos
1 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Neuroskills e selfskills: alta performance e excelência na modernidade

Vivenciamos um cenário peculiar no mundo corporativo. Na era das inteligências artificiais e da extrema robustez tecnológica, o protagonismo do ser humano é ressignificado. As exigências mudaram. É preciso que o profissional tenha habilidades e competências que vão muito além da execução de uma tarefa ou da gestão de um time.

Os conceitos de hard e soft skills se perderam.

As habilidades técnicas (hard) não são mais suficientes. Ao contrário, são apenas uma obrigação. E se as faculdades não as entregam de forma completa ao estudante, as empresas assumem essa responsabilidade. As universidades corporativas estão crescendo cada vez mais. Porém, para esse investimento ser feito, o profissional precisa ter excelentes habilidades de comportamento.

As habilidades comportamentais (soft) são muito requisitadas, mas ainda não se firmaram de forma objetiva nas empresas. O conceito de algo “leve ou delicado” (soft) foi desgastado, dissolvido e banalizado por profissionais despreparados que roubaram o termo coach e desqualificaram o diálogo sério sobre comportamento humano.

Neste cenário, apresento dois conceitos para dialogar sobre o tema. O objetivo é que possamos, juntos, construir algo mais real, tangível e sem tantas aberturas para a banalização. Conto com a contribuição de vocês:

Neuroskills

Essas são habilidades essencialmente cognitivas. Sensação, atenção, percepção, memória, aprendizagem, linguagem e organização. Em um mundo cada vez mais veloz, que exige uma vida multitarefas e multitelas, a gestão eficaz da atenção e do tempo é extremamente relevante. Um profissional de alto nível precisa ter foco consciente para construir memórias e, sobretudo, aprendizagem.

As redes sociais, por exemplo, são um desafio enorme, um verdadeiro convite à dispersão. Ao mesmo tempo, elas são fundamentais para o crescimento exponencial de uma empresa. Em vários modelos de negócio, a escala e a recorrência estão presentes no mundo digital, e os profissionais de alto rendimento necessitam conhecer e gerir bem esses canais. Por essa razão, as neuroskills são imprescindíveis. Reforço: sensação, atenção, percepção, memória, aprendizagem, linguagem e organização.

Selfskills

Essas são habilidades de caráter: proatividade, disciplina e determinação. O termo self, em inglês, neste contexto, quer dizer “próprio àquela pessoa”, ou seja, que faz parte dos traços mais individuais e comportamentais dela. O termo caráter, em português, é mais forte e pesado. Caráter intensifica a importância desses valores. Em português, a palavra caráter também costuma ser confundida com personalidade.

Adam Grant, no livro “Potencial Oculto”, esclarece que personalidade é nossa predisposição de instintos básicos sobre como pensar, agir e sentir. Enquanto o caráter é nossa capacidade de priorizar valores e instintos. Conhecer os princípios não significa necessariamente que a gente sabe como colocá-los em prática, ainda mais sob estresse e pressão. Por isso, predisposição de instintos é personalidade. Já a capacidade de priorizá-los e aplicá-los é caráter.

O autor completa o conceito e afirma que se a personalidade é como reagimos num dia normal, o caráter é o que fazemos em um dia difícil. Portanto, é na pressão que conseguimos medir o nosso caráter. Priorizar e aplicar nossos instintos são “treináveis”.

Grant nos mostra ainda que o termo soft skills, com o conceito habilidades fracas ou delicadas, surgiu no fim da década de 1960. Psicólogos tinham a missão de treinar o Exército americano em habilidades fora do eixo “armas e tanques de guerra”. Os militares precisavam enfatizar aptidões de liderança e trabalho em equipe para aumentar as chances de sobrevivência em uma guerra.

Para separar um trabalho do outro, os psicólogos chamaram de habilidades fortes e pesadas (hard skills) tudo que estava relacionado ao manuseio de equipamentos de guerra, como armas, tanques, aço e alumínio. Por outro lado, o que não tinha a manipulação de equipamentos pesados era considerado leve ou delicado (soft).

Voltando para o mundo atual, nessa perspectiva, um conhecimento técnico relacionado à gestão financeira deveria ser soft, pois não tem relação com o peso, em quilogramas, de uma arma de guerra. Mas essa habilidade é considerada hard skill, pois é técnica.

Lidar de forma profissional com o gerenciamento de pessoas e formação de um time de alta performance é bem mais complexo e pesado do que o manuseio da planilha de um Demonstrativo de Resultados (DRE). No entanto, pessoas são soft e as finanças, hard.

Percebe como os termos, conceitos e aplicações de hard e soft skills se perderam?

Os termos e conceitos que foram apresentados aqui não têm o objetivo, pela simples alteração de termos, de resolver todos os desafios do mundo corporativo. Também não desejo levantar mais termos para novas banalizações. Proponho aqui um diálogo pragmático e real sobre o tema:

  • Liderar pessoas é forte e pesado; não leve e delicado.
  • Habilidades técnicas, em comparação à gestão de pessoas, são leves (soft); não pesadas (hard).
  • A vida digital alterou a perspectiva do mundo, e precisamos nos desenvolver mais em foco, atenção e percepção (neuroskills). Saber gerenciar o mundo digital é fundamental.
  • Nosso caráter (selfskills) precisa ser desenvolvido para sermos líderes de equipes de alta performance e, ao mesmo tempo, construirmos um ambiente saudável de trabalho.

Adam Grant diz “para conquistar nossos objetivos, precisamos de coragem para enfrentar o desconforto, de capacidade para absorver novas informações e disposição para aceitar os erros”.

Vamos juntos falar mais sobre neuroskills e selfskills? O convite está feito.

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

 

 

Postagem anterior

Mercado de trabalho aquecido põe pressão sobre BC, diz mercado

Próxima Postagem

Embraer planeja avião para rivalizar 737 da Boeing e A320 da Airbus

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da plataforma educacional Gonow1. Tem experiência de 23 anos em jornalismo, com passagens como editor-chefe por TV Record, TV Bandeirantes e CNN Brasil, além de agências como DM9, Rapp e DPZ&T. É formado em Jornalismo, Radialismo e Letras, mestre e doutor em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Comunicação e Linguística. Palestrou em universidades como Columbia, Berkeley, Princeton e Harvard.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Embraer planeja avião para rivalizar 737 da Boeing e A320 da Airbus

Embraer planeja avião para rivalizar 737 da Boeing e A320 da Airbus

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.