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Bares e restaurantes foram responsáveis por 150 mil contratações em 2022, revela Abrasel

O levantamento foi feito com base nos dados da Pnad Contínua divulgados nesta terça-feira pelo IBGE

  • de Redação
  • 2 anos atrás
contratações

O setor de Alojamento e Alimentação criou 181 mil novas contratações em 2022, chegando a 5,34 milhões de trabalhadores, o maior número para o último trimestre desde 2019, quando foram registrados 5,75 milhões. Nos estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar (que representam cerca de 85% do setor), foram mais de 150 mil novos empregos de saldo em 2022.

O levantamento foi feito com base nos dados da Pnad Contínua divulgados nesta terça-feira pelo IBGE e organizados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O segmento de alimentação fora do lar fechou o ano de 2022 com crescimento de 16,6%, segundo o Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), realizado com empreendedores associados ao órgão. No mês de dezembro, eles tiveram aumento de 24,2% na comparação com o mesmo período de 2021.

“O número de contratações pode ser ainda maior, uma vez que esses dados não refletem completamente as movimentações feitas durante a temporada de verão, que é tradicionalmente um período de grande demanda para o setor de bares e restaurantes”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

No entanto, Solmucci alega que o setor ainda sofre os efeitos da pandemia e da falta de “um programa robusto de recuperação por parte do governo”. “Mais da metade dos estabelecimentos não consegue ainda trabalhar com lucro, o que é muito preocupante”, completa Solmucci

O levantamento ainda mostra que o salário médio no setor subiu acima da média geral do país, com ganho de 9,6%, passando a R$ 1.820 (a média geral foi de alta de 8,3%).

Com informações de Estadão Conteúdo (Talita Nascimento)

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoempresasestratégiaexpansãoexperiênciaFaturamentofoodserviceinvestimentoserviços

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