Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Na Sociedade 5.0, experiência do consumidor será customizada nos mundos virtual e físico

Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, falou sobre o tema no  Interactive Retail Trends

  • de Aiana Freitas
  • 4 anos atrás

O varejo tem liderado as inovações inerentes à chamada Sociedade 5.0. O conceito, criado no Japão, representa uma nova forma de pensar diante da transformação digital e sua aplicação prática foi acelerada pela pandemia de covid-19. “Sociedade 5.0: repensando o varejo e a tecnologia para atender às expectativas e padrões de vida do consumidor sustentável” foi o tema de uma palestra do COO da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita, em evento realizado nesta terça-feira (1º).

Na Sociedade 5.0, experiência dos consumidores será customizada nos mundos virtual e físico
Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem

Yamashita, que já tinha debatido o assunto na NRF 2022, traduziu o conceito para a realidade brasileira no Interactive Retail Trends – Pós-NRF, promovido pela Gouvêa Experience para resumir os aprendizados de Nova York (EUA) e mostrar as perspectivas do varejo sob a ótica de executivos e especialistas do setor.

“O consumidor evoluiu muito rapidamente nos últimos anos. Desenvolveu novos hábitos, novas prioridades e novas demandas. Nós também pensamos de um jeito diferente do que fazíamos há dois anos”, destaca o executivo. “O conceito da Sociedade 5.0 basicamente diz que nós vamos incorporar as tecnologias que desenvolvemos nas últimas décadas de forma a melhorar as vidas humanas.”

Na prática, isso se dará por meio da coleta de dados gerados por dispositivos inteligentes e analisados por inteligências artificiais. Com esses dados em mãos, os varejistas poderão conhecer os consumidores com muito mais profundidade, entender o comportamento deles, customizar interações e automatizar decisões. “Hoje fazemos isso muito bem no mundo digital. Vamos fazer também nos canais físicos”, diz Yamashita.

O COO da Gouvêa Ecosystem destaca que empresas que já seguem essa trilha têm se destacado no varejo. Os casos mais claros são os da Amazon, nos EUA, e do Alibaba, na China. “Hoje o maior ativo que um empresa pode ter são os dados dos consumidores. As empresas que estão ganhando destaque são aquelas que estão se transformando alinhadas a esse conceito, conhecendo os consumidores e monetizando essas informações.”

Imagens: Bigstock e Efstathios Galanos

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocustomizaçãodigitalestratégiaexperiênciainovaçãolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosonlineSociedade 5.0tecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile